Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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HISTÓRIAS E MEMÓRIAS DA ETSUS/RS: BASE PARA A CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Andrea Milan Vasques Pautasso, Fernanda Carlise Mattioni, Alessandra Rocha da Silva, Thais Ferreira Cornely, Naia Cloé Aenlhe Corrêa

Resumo


As Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde, presente em todo território nacional, se constituem em importante ferramenta na qualificação dos profissionais da área da saúde e, conseqüentemente, na qualificação do atendimento ao usuário do SUS. Desta forma, pensar a Escola Técnica do SUS do Rio Grande do Sul requer voltar-se a própria Constituição Federal Brasileira que considera como competência do SUS a ordenação e formação de recursos humanos na área da saúde (BRASIL, 1988). O presente trabalho, portanto, visa refletir acerca da constituição/construção/composição da Escola Técnica do SUS do Estado do Rio Grande do Sul, utilizando para tanto, o viés da História da Educação. É a partir dos documentos, das marcas (pessoais e/ou coletivas), dos vestígios do passado (memória individual ou coletiva) que o historiador da educação tem o papel de transformar tais vestígios em dados de pesquisa; e assim construir uma narrativa do passado. Tal narrativa é mediada pela teoria, pela cultura, pela sociedade… Qual, portanto, o ponto de partida para pensarmos a construção do Projeto Político Pedagógico da escola que em estamos inseridos? O conhecimento do lugar que ocupamos, o reconhecimento da escola que fazemos parte. Somente assim, teremos instrumentos para construirmos o Projeto Político Pedagógico (PPP). Tal Projeto se constitui no eixo estrutural do planejamento de uma escola. Este é um instrumento permanente de reflexão e discussão dos processos que envolvem a instituição de ensino, entendido, portanto, como inerente à própria organização do trabalho pedagógico. Para tanto, utiliza-se como arcabouço teórico, referencias como: Stephanou; Bastos, Le Goff, Veiga , entre outros.

Palavras-chave


Educação profissional; hisória e memória; projeto político pedagógico

Referências


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