Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
TERRITORIALIZAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE ANÁLISE DA INTERVENÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NA ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE
Tayra Ferreira Fonseca, Ítala Maria Queiroz Maia

Resumo


Esse relato de experiência tem como propósito relacionar a intervenção do serviço social na saúde pública de um determinado território do município de Horizonte – Ceará, tendo como instrumento norteador o processo de territorialização. A territorialização foi vivenciada enquanto profissionais da Residência Integrada em Saúde (RIS), da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE) com área de atuação no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). Atualmente o município contempla três equipes de NASF, sendo aqui relatada a experiência da segunda equipe que comporta duas profissionais assistentes sociais atuando em cinco territórios das Unidades Básicas de Saúde (UBS), a saber: Diadema II, Mangueiral, Planalto Horizonte I, II e III. A referente ação de territorialização teve como propósito conhecer antes, como e com quais demandas seriam realizadas a intervenção do serviço social nas comunidades, de forma a atender as necessidades do território vivo. Dessa forma, as ações do serviço social do NASF são baseadas na realidade do território de atuação, nas ações junto à equipe da Estratégia de Saúde da Família (ESF), voltadas ainda para articulações intersetoriais, educação e mobilização em saúde e formação de redes de proteção social. Compreende ainda nesse debruçar que profissional e comunidade assumem a mesma busca da assistência integral em saúde. Conclui-se que o ato de territorializar proporciona o reconhecimento e o conhecimento do outro em seu habitar (trabalho e território), trazendo como resultado a corporificação de saberes e práticas, bem como viabiliza estratégias reais que vão de encontro com a realidade da população.

Palavras-chave


serviço social, territorialização, saúde

Referências


GONDIM, G. M; MONKEN, M.M; Territorialização em Saúde. In FIOCRUZ: Dicionário da Educação Profissional em Saúde. Disponível em: <http://www.epsjv.fio cruz.br/dicionario/verbetes/tersau.html>. Acesso em: 16 dez 2013.

 

SOUZA, M. A. Uso do Território e Saúde. Refletindo sobre “municípios saudáveis”. In: Ana Maria Girotti Sperandio. (Org.). O processo de construção da rede de municípios potencialmente saudáveis. 1ª ed. Campinas: IPES Editorial, v. 2, p. 57-77, 2004.

 

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Diretrizes do NASF. Disponível em: <http://bvsms.saude. ov.br/bvs/publicacoes/caderno_atencao_basica_diretrizes_nasf.pdf>. Acesso em: 30 out. 2013.