Tamanho da fonte:
TERRITORIALIZAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE ANÁLISE DA INTERVENÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NA ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE
Resumo
Esse relato de experiência tem como propósito relacionar a intervenção do serviço social na saúde pública de um determinado território do município de Horizonte – Ceará, tendo como instrumento norteador o processo de territorialização. A territorialização foi vivenciada enquanto profissionais da Residência Integrada em Saúde (RIS), da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE) com área de atuação no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). Atualmente o município contempla três equipes de NASF, sendo aqui relatada a experiência da segunda equipe que comporta duas profissionais assistentes sociais atuando em cinco territórios das Unidades Básicas de Saúde (UBS), a saber: Diadema II, Mangueiral, Planalto Horizonte I, II e III. A referente ação de territorialização teve como propósito conhecer antes, como e com quais demandas seriam realizadas a intervenção do serviço social nas comunidades, de forma a atender as necessidades do território vivo. Dessa forma, as ações do serviço social do NASF são baseadas na realidade do território de atuação, nas ações junto à equipe da Estratégia de Saúde da Família (ESF), voltadas ainda para articulações intersetoriais, educação e mobilização em saúde e formação de redes de proteção social. Compreende ainda nesse debruçar que profissional e comunidade assumem a mesma busca da assistência integral em saúde. Conclui-se que o ato de territorializar proporciona o reconhecimento e o conhecimento do outro em seu habitar (trabalho e território), trazendo como resultado a corporificação de saberes e práticas, bem como viabiliza estratégias reais que vão de encontro com a realidade da população.
Palavras-chave
serviço social, territorialização, saúde
Referências
GONDIM, G. M; MONKEN, M.M; Territorialização em Saúde. In FIOCRUZ: Dicionário da Educação Profissional em Saúde. Disponível em: <http://www.epsjv.fio cruz.br/dicionario/verbetes/tersau.html>. Acesso em: 16 dez 2013.
SOUZA, M. A. Uso do Território e Saúde. Refletindo sobre “municípios saudáveis”. In: Ana Maria Girotti Sperandio. (Org.). O processo de construção da rede de municípios potencialmente saudáveis. 1ª ed. Campinas: IPES Editorial, v. 2, p. 57-77, 2004.
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Diretrizes do NASF. Disponível em: <http://bvsms.saude. ov.br/bvs/publicacoes/caderno_atencao_basica_diretrizes_nasf.pdf>. Acesso em: 30 out. 2013.