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O PAPEL DO PET-SAÚDE NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL PARA O SUS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
Caracterização do problema: A graduação por si só não é suficiente para aprimorar e desenvolver habilidades e competências essenciais ao profissional que visa atuar no SUS. A formação universitária ainda possui cunho predominantemente teórico e propicia ao discente reduzidas oportunidades de contato e articulação com os serviços de saúde e com a comunidade atendida pelos mesmos. Descrição da experiência: A experiência ocorreu no decorrer de um ano, através do Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde (PET-Saúde). Por meio da inserção em uma Unidade de Saúde da Família (USF) durante oito horas semanais foi possibilitada a articulação ensino-serviço-comunidade e o desenvolvimento de ações que proporcionaram a obtenção de conhecimentos e vivências que não são oferecidos nas abordagens predominantemente teóricas que ocorrem na formação universitária. Foram realizadas nesse período visitas domiciliárias, acompanhamento de consultas, observação da rotina do serviço, oficinas, participação em reuniões de equipe e eventos com a população, dentre outros. Como atividades complementares, ocorreram leituras de referenciais teóricos que fomentaram discussões grupais referentes ao SUS, à Estratégia de Saúde da Família e às Redes de Atenção à Saúde (RAS), além de visitas às unidades que compõem a RAS no nível municipal. Efeitos alcançados: A aproximação com o serviço de saúde, a RAS e a comunidade local permitiu o aprimoramento de habilidades e competências essenciais à formação profissional para o SUS. Evidenciou-se o desenvolvimento de maior raciocínio clínico e pensamento crítico, aumento do comprometimento com a Saúde Pública bem como com o fortalecimento da Atenção Básica. Foi possível ainda, aplicar conhecimentos obtidos na formação acadêmica e aprimorar características como a humanização no atendimento e a capacidade de atuar em equipes multiprofissionais. Recomendações: A partir da apropriação da realidade da USF e da comunidade adstrita foram obtidas vivências que tornaram possível a qualificação na formação profissional para o SUS no decorrer do processo citado. Assim, recomenda-se que ocorra uma ampliação no acesso dos estudantes universitários a projetos de pesquisa e extensão, a exemplo do PET-Saúde, visando consolidar uma formação pautada não apenas no ensino, mas na inserção contínua do discente em serviços se saúde desde a graduação, de modo que os profissionais egressos da universidade estejam capacitados e qualificados para atuar no SUS.
Palavras-chave
PET-Saúde; ensino; comunidade