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TRILHANDO CAMINHOS NO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PELO TRABALHO EM PARNAÍBA-PI
Resumo
O presente trabalho procura relatar a experiência do Programa de Educação pelo Trabalho em Redes de Atenção, com enfoque na Rede Cegonha (RC) na cidade de Parnaíba-PI. O Programa de Educação pelo Trabalho visa propiciar a articulação ensino-serviço-comunidade pelo aprendizado a partir do fazer nos serviços do SUS, construindo conhecimentos para transformar a realidade. Trata-se de um programa dos Ministérios da Saúde e da Educação que se destina a fomentar grupos de aprendizagem no âmbito da saúde tanto para qualificação dos profissionais da saúde em serviço, bem como, favorecer a vivência e a aprendizagem de estudantes de graduação na área da saúde para SUS e suas necessidades. Tem como perspectiva problematizar as necessidades do território suscitando a produção de conhecimento e pesquisa nas instituições de ensino para fortalecimento do SUS. Neste contexto o campo do trabalho se dará pelo tem como objeto o modelamento da rede cegonha, entendendo que se trata de um modelo que procura garantir às mulheres e às crianças uma assistência humanizada e de qualidade, permitindo vivenciar a experiência da gravidez, do parto e do nascimento com segurança, dignidade e beleza. Contempla: o direito a mulher ao planejamento reprodutivo, a atenção e cuidado humanizado durante a gravidez, parto e puerpério e direito ao nascimento seguro e desenvolvimento saudável da criança. O PET redes de atenção/ RC, conta com a participação de 1 tutor com a formação em fisioterapia, 5 enfermeiros preceptores, 1 nutricionista preceptor e alunos da Universidade Federal do Piauí- UFPI bolsistas e voluntários do cursos de psicologia e fisioterapia, 8 da fisioterapia e 8 da psicologia. O PET terá duração de 2 anos sendo aqui relatado a primeira fase deste processo que compreendeu no primeiro contado dos alunos e preceptores nos serviços de saúde, denominado por imersão. Consistiu em compreender o funcionamento desses dispositivos no tocante aos processos de trabalho, estrutura física, partindo do geral para questões específicas da rede cegonha. Nessa ação de conhecer o trabalho foi proposto também criar vínculos com os atores dos serviços e comunidade, a fim de vislumbrar atuações futuras do PET. Neste processo foi possível observar um amadurecimento de todos os envolvidos no que diz respeito às questões teóricas, pedagógicas e práticas. Quanto à teoria foi possível compreender melhor o funcionamento do sistema do SUS com sua potencialidade e problemas, assim como realizar um aprofundamento dos princípios e legislações pertinentes tanto do campo geral como da Rede Cegonha. No campo pedagógico houve um avanço do sentido de se afastar de um modelo tradicional de ensino, já que o método da roda como ferramenta pedagógica levou construção de conhecimentos envolvendo todo grupo. No campo das práticas houve um esforço do grupo em mudar a realidade, porém ainda faltaram compreender outros dos cenários de prática a fim de propor ações de intervenção com maior envolvimento da comunidade e trabalhadores do serviço, mas foi possível construir um relatório mais técnico descrevendo o descompasso entre o prescrito e o real no processo de trabalho.
Palavras-chave
educação pelo trabalho, redes de atenção, rede cegonha