Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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A CIÊNCIA DA OCUPAÇÃO E O BRINCA DE UMA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA
Jamilia Soares Farias, Cibele Braga Ferreira Nascimento, Carlos Alberto Artner, Rose Cavalho Monteiro, Samara Gonçalves Leal

Resumo


Introdução: A ciência da ocupação é uma disciplina acadêmica emergente que tem como chaves de análise a forma, caracterizada pelos aspectos observáveis de um engajamento ocupacional, a função e o significado da ocupação, dentro do contexto de vida e da cultura do sujeito, configurando-se como um importante instrumento de fundamentação do fazer terapêutico ocupacional. Objetivo: Esta pesquisa objetiva identificar a forma, função e significado da ocupação de brincar de uma criança com deficiência atendida na classe hospitalar de um Hospital Universitário da cidade de Belém/PA. Metodologia: Adotou-se uma pesquisa qualitativa de base fenomenológica, do tipo estudo de caso, utilizando-se a técnica da entrevista semi-estruturada composta de dados de identificação e perfil ocupacional (forma, função e significado), respondida pelo pai da criança em atendimento. Discussão: Diante dos achados da entrevista observou-se que a forma do brincar apresenta-se como preferencialmente imaginativo, conforme o relato de Rubi (pseudônimo): “ele (o filho) brinca muito de eletricista. E na maioria dos casos ele inventa a brincadeira dele”. O brincar acontece frequentemente no turno da manhã e noite (quando o pai chega do trabalho) e aos fins de semana, incluindo atividades de lazer; os parceiros habituais da brincadeira são os primos e os pais, sendo os principais ambientes da brincadeira o doméstico e o público, em parques e praças, aos fins de semana. A função do brincar é identificada por Rubi como estímulo ao desenvolvimento, pois, segundo Rubi,“Pra mim é o mais importante na parte de brincar é desenvolver ele.Eu acho muito importante porque se não brincar eu já não tenho faz de conta e o uso da imaginação e raciocínio lógico dele [...] Ter a parte motora do meu filho bem desenvolvido”. Sendo o brincar significado como atestado de saúde, pois “se não brincar alguma coisa tá errada” (RUBI), além de ser um fortalecedor de vínculos entre pai-filho, pois conforme Rubi: “Por mais que você chegue cansado e brinca 05 minutos com ele, ele sabe que você sempre vai chegar e brincar. Vai dar amor e carinho”. Conclusão: Dessa forma, a pesquisa retrata aspectos relevantes do brincar da criança com deficiência, aprofundando a análise do terapeuta ocupacional sobre esta área de ocupação, além de evidenciar a necessidade de uma fundamentação teórica baseada no objeto profissional, sendo a ciência da ocupação um caminho frutífero para maior fundamentação acerca da ocupação humana.

Palavras-chave


Terapia Ocupacional; Ciência da ocupação; Brincar