Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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CONFECÇÃO DE JOGOS E BRINQUEDOS DE MIRITI A PARTIR DA ANÁLISE DE ATIVIDADE E ANÁLISE MATERIAL EM TERAPIA OCUPACIONAL
Jamilia Soares Farias, Cibele Braga Ferreira Nascimento, Carlos Alberto Artner, Rose Carvalho Monteiro, Samara Gonçalves Leal

Resumo


Introdução: O projeto de extensão “Jogos e Brinquedos na interface saúde-educação: atividades e recursos em Terapia Ocupacional” tem a finalidade de construir jogos e brinquedos de miriti adaptados que funcionem como estímulo ao engajamento ocupacional de crianças com deficiência. Objetivo: descrever o processo de análise de atividade e análise de material, realizado para a confecção de jogos e brinquedos com o material regionalizado (miriti). Metodologia: Trata-se de um estudo qualitativo, onde foi utilizada uma ficha para análise de atividade e análise de material, construída pelos pesquisadores do projeto. Esses componentes nortearam a construção dos jogos e brinquedos com material regionalizado (miriti) escolhido por ser de baixo custo e estar constantemente relacionado à cultura amazônica. Resultados/discussões: Foi possível verificar a identificação de demandas, construção dos recursos, descoberta de características próprias do material utilizado (miriti). O primeiro brinquedos/jogo desenvolvido é o Dominó de AVD (Atividade de Vida Diária) que é destinado à crianças a partir dos 6 anos de idade, objetiva colocar todas as suas peças na mesa antes dos adversários. Os objetivos terapêuticos visualizados contemplam o desenvolvimento sensório-motores, cognitivos, psicossociais. A adaptação sugerida foi substituir os pontos do dominó original por imagens de atividades de vida diárias como alimentação e banho, bem como pelo tamanho das peças, que apresentavam uma largura maior que as peças dos jogos originais. Para graduar a atividade, aumentando o grau de dificuldade foi sugerido se fazer uma associação de imagens relacionadas, ao invés das imagens iguais, e/ou distribuir uma quantidade menor de peças entre os jogadores. Conclusão: Nota-se que a proposição de oficinas de produção de jogos e brinquedos, necessita estar fundamentado pelo raciocínio clínico em instrumentos, pautados no processo de análise de atividade/análise de material, por este compreender toda a gama de possibilidades a serem estimuladas e trabalhadas, de maneira especial pelo destaque dos componentes de desempenho ocupacional sensório-motor, cognitivo e psicossocial e pelas possibilidades de adaptação e graduação do jogo/brinquedo. Percebeu-se que a reedição de jogos clássicos como o dominó, a partir das análises e metodologia proposta, circunscrito no exercício ocupacional das atividades diárias, contribui para o engajamento ocupacional no brincar na relação criança-cuidador.