Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
REFLEXÃO TEÓRICA E CONCEITUAL SOBRE INTEGRALIDADE, CLÍNICA AMPLIADA E PROJETO TERAPÊUTICO SINGULAR
Karina de Andrade Batista, Itala Maia, Tayra Fonsceca, Maria Raquel Lima, Nívia Paula Cavalcante

Resumo


O relato em questão surge a partir de um caso clínico vivenciado pela equipe de residentes da Residência Integrada em Saúde (RIS) da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE), despertando na equipe a promoção de um cuidado integral, atuando e pondo em prática os princípios da integralidade, intersetorialidade e interprofissionalidade. Fazendo o uso de ferramentas como a Clínica Ampliada, no objetivo de colaborar da melhor forma na resolutiva do caso, com intervenções de outros profissionais, buscando aprimorar os conceitos e práticas assistenciais para a produção do cuidado ao paciente. O olhar ampliado nos mostra a necessidade de colocar as informações de forma apurada, elencando fragilidades do caso, reavivando potencialidades, e adentrando a história do paciente, nos atores envolvidos e nas situações pertinentes, por meio da construção do Projeto Terapêutico Singular (PTS), este que nos possibilita reorganizar os fatos, e compartilhar o cuidado. O caso ora estudado foi de uma idosa, 64 anos, de uma Unidade Básica de Saúde do município de Horizonte, repassado pela agente comunitária de saúde a partir de uma identificação de demanda assistencial, no qual foram acionadas as assistentes sociais e psicóloga do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), contudo, após conhecimento da realidade da usuária o cuidado foi ampliado para toda a equipe de apoio, sendo esta composta ainda por nutricionista e fisioterapeuta, e para os profissionais da Estratégia de Saúde da Família (ESF). A senhora em questão apresentava uma grande demanda de fala e em seu discurso vimos emergir além de demandas afetivas e sociais, uma série de necessidades clínicas, requerendo uma atenção multiprofissional. A realização do PTS para a organização do cuidado da idosa possibilitou que todos os profissionais envolvidos tivessem ampla visualização das linhas de cuidado e atuassem em conjunto. Desse modo, compreendemos a importância do cuidado ser descentralizado, ou seja, diluído em uma equipe interprofissional, e em suas dimensões assistenciais (através do cuidado ao usuário) e técnico-pedagógicas (através do apoio a equipe de referência) ampliam o cuidado à idosa, possibilitando ainda a expansão da visão dos profissionais para outros campos de conhecimentos técnicos e outras dimensões do usuário. A partir dessa concepção de saúde ampliada, compreendemos o sujeito como multifacetado, ativo no processo terapêutico, tomando decisões e chegando a um diagnóstico compartilhado.

Palavras-chave


Saúde da família; Clínica Ampliada; NASF

Referências


CAMPOS, G. W; DOMITTI Apoio matricial e equipe de referência: uma metodologia para gestão do trabalho interdisciplinar em saúde. Caderno de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 23, n. 2, p. 399-407, 2007.

FRANCO e MERHY. Contradições e novos desafios. Disponível em: <http://www.uff.br/saudecoletiva/professores/merhy/artigos-17.pdf>.

MOREIRA, M.R. ESCOREL, S. Participação socialIn GIOVANELLA, L (orgs) Políticas e Sistemas de Saúde no Brasil, Editora FIOCRUZ, 2008.

OLIVEIRA, Gustavo Nunes; FURLAN, Paula Giovana. Co-produção de projetos coletivos ediferentes "olhares" sobre o território. PAIM, J.S. Modelo de atenção à saúde no BrasilIn GIOVANELLA, L.(orgs).Política e Sistema de Saúde no Brasil. Rio de Janeiro, Editora FIOCRUZ, 2008.

OLIVEIRA, P. R. S; PEQUENO, M. L.; RIBEIRO, F.Psicologia e Estratégia de Saúde da Família: o Apoio como ferramenta de reformulação das práticas de Cuidado em Saúde. In: BARBOSA, R. M. R. (Org). Pesquisas e Intervenções Psicossociais. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2012. p. 71- 94.