Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA E UTILIZAÇÃO DE ANTIPSICÓTICOS EM DIFERENTES ESPAÇOS TERAPÊUTICOS DA SAÚDE MENTAL
Tatiana Nascimento Ferreira, Rachel Magarinos Torres

Resumo


Introdução: O medicamento é um importante elemento na assistência à saúde. O texto final da última Conferência Nacional de Saúde Mental aponta a necessidade de fornecimento gratuito, pleno e contínuo de medicamentos eficazes, seguros e de qualidade a pessoas com transtornos mentais de modo articulado com a Política Nacional de Medicamentos e com a Política de Assistência Farmacêutica, sem desrespeitar o princípio geral da desmedicalização do sofrimento psíquico. Objetivo: Investigar a Assistência Farmacêutica em diferentes espaços terapêuticos da saúde mental. Método: Foram observados três diferentes espaços terapêuticos do Complexo Instituto Municipal de Assistência à Saúde Nise da Silveira, a saber: um centro de atenção psicossocial (CAPS), a unidade de internação hospitalar e o ambulatório tradicional. A coleta de dados envolveu observação direta e consulta ao prontuário de 60 pacientes com diagnóstico inicial de esquizofrenia. O recorte em esquizofrenia encontra justificativa na alta prevalência deste no atual contexto dos transtornos em saúde mental. Os dados coletados foram analisados com auxílio do referencial dos Estudos de Utilização de Medicamentos e da Avaliação em Serviço. Resultados: A utilização de fármacos com alto poder de sedação como a clorpromazina e a prometazina esteve presente na mesma medida nos três espaços terapêuticos. Não foi encontrada diferença nos esquemas terapêuticos prescritos para os casos de esquizofrenia. A gestão da Assistência Farmacêutica é centralizada e vinculada a um único Serviço de Farmácia Hospitalar. Inexistem ações de orientação e promoção da adesão ao tratamento medicamentoso, seja a nível individual ou coletivo. Conclusão: Os resultados apontam os seguintes desafios para a assistência farmacêutica nos diferentes espaços terapêuticos da saúde mental: orientação farmacêutica direcionada para prescritores, descentralização da gestão da assistência farmacêutica por unidade assistencial, seguimento farmacoterapêutico e orientação qualificada de pacientes e familiares.

Palavras-chave


antipsicóticos; saúde mental; assistência farmacêutica

Referências


BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Ciência Tecnologia e Insumos Estratégicos. Departamento da assistência Farmacêutica e Insumos estratégicos. Relação Nacional de Medicamentos Essenciais. 7 ed. 2010.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Coordenação Geral de Saúde Mental. Reforma Psiquiátrica e Política de Saúde Mental no Brasil. Serviços de Saúde Menta: 15 anos depois de Caracas. OPAS. Brasília. 2005.

BRASIL. Ministério da Saúde . Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuitcas. 2002.

BRASIL. Ministério da Saúde. Departamento de Atenção Básica, Secretaria de Políticas de Saúde. Política Nacional de Medicamentos. Brasília: Secretaria de Políticas de Saúde , Ministério da Saúde, 2001.

BITTENCOURT, M. O.; CRUZ, M.; CASTILHO, S.R. Problemas com a utilização – estudo piloto em hospital psiquiátrico do Rio de Janeiro. Rev.Bras.Farm., 85(2):37-39. 2004.

CARDOSO, L., GALERA, S. A. F. Adesão ao tratamento psicofarmacológico. Acta. Paul. Enferm, 19(3):343-348. 2006.

CASTILHO, S. R.; VENTURE, J. Análises das atividades de dispensação de medicamentos no Instituto Municipal Nise da Silveira, visando à implementação da atenção farmacêutica a grupos de riscos. Rev.Bras.Farm, 85(3):81-83. 2004.

CASTRO, C. G. S. O. et al. Estudos de Utilização de Medicamentos – noções básicas. Rio de Janeiro: Fioruz, p92. 2000.

CIRAULO, et al. Manual de Interações Medicamentosas em Psiquiatria. Porto Alegre: Artmed, 197-265p. 2007.

ELKIS, H. et al. Consenso Brasileiro sobre antipsicóticos de segunda geração e distúrbios metabólicos. Rev. Bras. Psiquiatr. 30(1):77-85. 2008.

DELUCIA, R.; et al. Farmacologia Integrada. Rio de Janeiro: Revinter Ltda. p. 233-245. 2007.

FALKAI et al. Diretrizes da Federação Mundial das Sociedades de Psiquiatria Biológica para o tratamento biológico da esquizofrenia. Parte 2: tratamento de longo prazo. Rev. Psiq. Clín., 33(supl.1):65-100. 2006.

FEITOSA, A.; et al.; Estudo das experiências da Reforma Psiquiátrica: concepções de sujeito, comunidade e práticas terapêuticas. Rev.Mnemosine, 1(6), p. 111-133. 2010