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APRIMORANDO A REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE: EXPERIÊNCIA DO DESENHO DO FLUXO DE ATENDIMENTO NOS CENÁRIOS DE PRÁTICA DO GRUPO TUTORIAL PET REDES SOS EMERGÊNCIA DA UFMG
Resumo
A atenção às urgências e emergências constitui no Brasil como um todo e, em especial nas regiões metropolitanas das capitais, um dos grandes problemas de saúde ainda a serem enfrentados pelo SUS. A superlotação e dificuldade no acesso aos atendimentos de urgência e emergência em pronto-socorros, UPAS e portas de entrada hospitalares, a dificuldade no encaminhamento e referenciamento de pacientes e, ainda, a insuficiente qualidade assistencial ofertada aos usuários coloca esta como uma das principais preocupações para os gestores da área de saúde em nosso país. Soma-se a isso o perfil sócio-sanitário e os dados epidemiológicos indicando uma acelerada progressão de mortes por causas externas, com ênfase nas violências e nos traumas, e pelas doenças crônicas não transmissíveis, em especial o infarto agudo de miocárdio e o acidente vascular cerebral. Frente a esses problemas o Projeto PET REDES UFMG busca por meio da integração ensino e serviço, consolidar os processos que estruturam a interlocução entre as práticas e ações nas redes de atenção à saúde. O grupo tutorial SOS Emergência tem como objetivo implementar dispositivos que possam aprimorar a qualidade assistencial e a gestão do cuidado nos diferentes pontos de atenção da rede de urgência e emergência, de forma a exercitar os princípios da integralidade e humanização da atenção e a coordenação do cuidado em saúde. Para tanto, as atividades do grupo tutorial incluiu o reconhecimento do fluxo de atendimento dos usuários nos diferentes serviços que compõem a RUE, a saber um serviço de atenção primária; um hospital geral de referencia em trauma e um hospital de grande porte referencia estadual para o programa SOS Emergência. Especificamente na Atenção primária as ações foram direcionadas para o entendimento da porta e formas de entradas no serviço com posterior discussão no Grupo tutorial. Os resultados vêem permitido o conhecimento por parte dos alunos, preceptores e tutores das realidades e contextos dos cenários de práticas, vivenciando problemas concretos relacionados ao funcionamento dos serviços e rede de atenção. Vislumbra-se que as ações desenvolvidas possam subsidiar a discussão e implementação de novas ferramentas gerenciais e dispositivos assistenciais para melhoria do cuidado em saúde como acolhimento com classificação de risco, projeto terapêutico compartilhado e multidisciplinar.
Palavras-chave
Rede de Atenção à Saúde