Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
A EXPERIÊNCIA DA IMPLANTAÇÃO DA AIDPI NA ENFERMAGEM NA CLÍNICA DA FAMÍLIA VICTOR VALLA (CFVV) – MANGUINHOS/RJ
Jaqueline Coutinho Silverio Ribeiro, Erika Encarnação Arent

Resumo


A atenção à saúde da criança tem sido alvo de preocupação, representando um campo prioritário de investimentos no cuidado a saúde. A AIDPI revelou-se uma estratégia adequada para pôr à disposição das famílias um conjunto básico de intervenções baseadas na evidência científica disponível que permite prevenir e tratar eficazmente as principais doenças e problemas que afetam a saúde nesta fase de vida. Somada à reorganização do modelo assistencial pela Estratégia Saúde da Família (ESF), ampliou os benefícios, pois trouxe o fortalecimento de uma visão integral e mudou o foco de atenção das doenças específicas. Para os pais, fomentou a aplicação de medidas de promoção da saúde ampliando os conhecimentos e práticas para o cuidado adequado de seus filhos. Manguinhos, atualmente, possui o Projeto Teias – Escola, que visa constituir um território integrado de saúde, enfocando a intersetorialidade e os determinantes sociais da saúde, fruto de cooperação tripartite inédita entre Fiocruz, governo estadual e prefeitura municipal, pela qual o território passa a ser cuidado por rede integrada de saúde. Possui 13 equipes da ESF, 7 lotadas no mais novo equipamento, a CFVV. Este trabalho tem como objetivo refletir sobre a implantação da AIDPI na CFVV tendo como metodologia o relato dessa experiência, utilizando as normas de Vancouver para as citações. O treinamento foi realizado em parceria com a UFRJ, com uma metodologia diferenciada no sentido, carga horária e módulos aplicados, compatível com a necessidade de otimização do tempo, pela intensa demanda de atividades oriundas da implantação da clínica. Ocorreu a adoção imediata da estratégia pelos enfermeiros no cuidado a criança, independente da estrutura, impressos e manuais preconizados pela AIDPI. A aplicação da AIDPI trouxe benefícios na qualidade da atenção prestada aos usuários na clínica e no domicílio. A colaboração e ampliação para uma atenção com o olhar envolto nos princípios da estratégia trouxeram, além da sistematização da consulta de enfermagem, um aumento no potencial do acolhimento a crianças em situação compatíveis com a abordagem. Concluímos que foi possível observar a relevância de sua implantação, pela maior integração da atuação do enfermeiro, qualidade do cuidado e pela resolutibilidade, uma vez que colaborou com a redução dos riscos nas situações das doenças prevalentes. Corroboramos, portanto, com a idéia de que a recomendação para ampla implantação da estratégia AIDPI é necessária.

Palavras-chave


AIDPI, ENFERMAGEM, IMPLANTAÇÃO

Referências


1. UNICEF [Internet]. Brasília: UNICEF (BR) [cited 2008 jun 08]. Situação da Infância Brasileira 2006. Crianças de até 6 anos: o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento. Available from: http://www.unicef.org/brazil/pt/resources_10167.htm.

2. Secretaria de Atenção à Saúde; Ministério da Saúde. Agenda de Compromissos para a Saúde Integral da Criança e Redução da Mortalidade Infantil. Brasília (Brasil): Ministério da Saúde; 2004.

3. Organização Pan Americana da Saúde. Manual para vigilância do desenvolvimento infantil no contexto da AIDPI. Washington, D.C. OPAS, 2005.

4. IBGE, Censo Demográfico 2000 e Pesquisa de Orçamentos Familiares - POF 2002/2003.

5. Informe ENSP. Seminário discutirá projetos para Teias - Escola Manguinhos. ENSP, publicada em 08/02/2010. http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/materia/index.php?matid=20156

6. MINAYO, M.C. de S. (org) et AL. Pesquisa Social: Teoria, Método e Criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.

7. CHIZZOTI, A. L. e BERVIAN, P.A. Metodologia Científica. 4ª Ed. São Paulo. Cortez, 2000.