Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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CAPILARIZAR O CONHECIMENTO ATRAVÉS DA RÁDIO COMUNITÁRIA: UMA ABORDAGEM EDUCATIVA E PARTICIPATIVA
Nariane Monique Mendes de Lima, Mateus Moura da Silva, Sebastiana Silvia de Sousa, Ana Lúcia Araújo Gomes, Renata Luzia Cavalcante Costa, Arisa Saldanha de Almeida

Resumo


A Estratégia Saúde da Família tem apresentado espaços privilegiados para educação em saúde. Capilarizar o conhecimento, de forma que ele seja distribuído através da rádio é uma forma de combinar tecnologia com necessidades de saúde individuais e coletivas. 200 milhões de aparelhos de rádio convencionais estão presentes em 80,9% dos domicílios do país, demonstrando que essa mídia ainda é um veículo de expressão social. Esse trabalho tem como objetivo promover a saúde de uma comunidade utilizando o rádio convencional como instrumento democrático de troca de conhecimentos. “Dicas de Saúde” tem sido desenvolvido por uma Enfermeira e estudantes de enfermagem na rádio comunitária do território adscrito da SER I, do município de Fortaleza. Os temas emergem de três fontes: sugestões dos ouvintes, indicadores de saúde e os eventos propostos no calendário do Ministério da Saúde. Ao longo do tempo foi possível observar um maior número de programas destinado às condições crônicas como: Diabetes, dislipidemia, tabagismo, obesidade, hipertensão, hanseníase, tuberculose, pré-natal, puericultura. A abordagem educativa prioriza comportamentos promotores de saúde e estilos de vida saudável. Aos ouvintes é dada a oportunidade indiscriminada de participar com expressões e elaborações mentais próprias, independentemente de sua condição social ou econômica. Com base no alcance, o programa tem se revelado acessível, talvez pelo sentimento de vínculo e pertença. Dessa forma, a educação pelo rádio possa diminuir a distância entre usuário e profissional de saúde, fomentar o protagonismo dos usuários, possibilitar a troca de conhecimento através da participação popular e impactar positivamente indicadores de saúde na comunidade.