Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
A IMPLANTAÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO DO SUS NA AMAZÔNIA: OS DESAFIOS NO CONTEXTO HOSPITALAR
Amanda Pereira de Carvalho Cruz

Resumo


A produção de um ato de saúde se estabelece no comprometimento com seus efeitos e processos de ação, pautado na ética, no respeito e no comprometimento com o usuário. Neste sentido, para pensar novos moldes do cuidado em saúde, desenvolveu-se a Política Nacional de Humanização - PNH (2004) que visa valorização subjetiva e social do usuário, em todas as práticas de atenção; fortalecimento da atuação multiprofissional, transdisciplinar e grupal, com alta conectividade e cooperação; educação permanente e comunicação na construção de autonomia dos sujeitos. Durante o ano de 2011, estive a frente da implantação da PNH em um hospital público de referência da região metropolitana de Belém do Pará. Os desafios eram enormes, porém, o maior deles era criar um Programa de Humanização. Foram realizadas intervenções com os profissionais de saúde de diferentes setores, listando dificuldades e sugestões. Concluído o Programa, vinha o desafio de transformar em ações efetivas. Ao final do primeiro ano, tínhamos o seguinte cenário: conflitos burocráticos, entraves organizacionais e uma questão aparentemente intransponível: a dificuldade de humanizar o trabalho em urgência/emergência. Contudo, neste contexto, foram implantados 11 projetos: 1) Elaboração de materiais informativos sobre saúde e serviços do hospital; 2) Palhaços da Alegria; 3) Datas Comemorativas; 4) Carrinho de Leitura; 5) Feliz Aniversário; 6) Auto-estima também cura; 7) Apoio Espiritual; 8) Musicalização na UTI; 9) Estratégias de Humanização para Pronto Atendimento; 10) Ambientação de novos colaboradores; 11) Treinamentos sobre Atendimento Humanizado. Estes projetos eram desenvolvidos em parceria com diversos setores do hospital (Unidade de Nutrição; SESMT; R.H.; D.P.; etc), bem como com instituições externas (Instituto Embelleze; Fundação Carlos Gomes; Grupos religiosos; etc). Este trabalho conseguiu envolver diferentes profissionais, bem como, minimizar as demandas de sofrimento ocasionadas pelos processos de internação hospitalar. As dificuldades para o desenvolvimento da PNH no contexto hospitalar podem parecer complexas, mas mediante a articulação com diversos setores e envolvimento de diferentes profissionais de saúde, podemos começar este processo. A efetivação da PNH então corresponde não somente ao tripé usuário/profissional/gestão, mas ao tripé educação permanente/saúde do trabalhador/aspectos socioculturais, pautados pela integralidade.

Palavras-chave


Humanização; Cuidado em saúde; Gestão do cuidado

Referências


BRASIL. HumanizaSUS: Política Nacional de Humanização: a humanização como eixo norteador das práticas de atenção e gestão em todas as instâncias do SUS. Brasília: Ministério da Saúde, 2004.

CECCIM, R. B. et al. Imaginários da formação em saúde no Brasil e os horizontes da regulação em saúde suplementar. Ciênc. saúde coletiva, v. 13, n. 5, p. 1567-1578, 2008.

FERLA, Alcindo Antonio. Clínica em movimento: cartografia do cuidado em saúde. Caxias do Sul: Educs, 2007.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. Rio de Janeiro: Graal, 1979

MERHY, Emerson. Saúde: a cartografia do trabalho vivo. 3.ed. São Paulo: Hucitec, 2002.

PINHEIRO, Roseni e MATTOS, Ruben Araujo de.(org). Cuidado: as fronteiras da integralidade. Rio de Janeiro: CEPESC/UERJ/ABRASCO, 2008.

SANTOS FILHO, S. B.; BARROS, M. E. B.; GOMES, R. S. Política Nacional de Humanização como política que se faz no processo de trabalho em saúde. Interface-Comunicação Saúde, Educação, Botucatu, v.13, supl.1, p. 603-613, 2009.