Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO COTIDIANO DO SUS: FORMAÇÃO PARA O TRABALHO
Kelen Gomes Ribeiro, Luiz Odorico Monteiro Andrade, Ivana Critinha de Holanda Cunha Barreto, Luisa Cela de Arruda Coelho, Olivan Silva Queiroz, Ana Karine Macedo Teixeira

Resumo


O presente trabalho aborda o Programa de Extensão Laboratório de Educação e Colaboração Interprofissional para Promoção da Saúde Materno-Infantil - LECIS, que visa desenvolver ações comunitárias, de modo a favorecer a promoção da saúde em dois bairros de elevada mortalidade infantil no município de Sobral - CE.É composto por professores, preceptor e estudantes dos cursos de Psicologia,Medicina, Odontologia e Engenharia da Computação da UFC, numa perspectiva de formação que privilegia a colaboração interprofissional. O programa é desenvolvido tendo a Psicologia Comunitária e a Saúde Coletiva como referenciais teóricos. Tem como objetivo construir espaços dialógicos e de compreensão da vida comunitária dos moradores, facilitando a implicação do morador como co-responsável pela realidade social e por seus processos saúde-doença, ativando a potencialidade de transformação. A metodologia é dialógica e vivencial, com encontros que incluem grupos de estudos; diagnóstico de saúde das comunidades, cursos de capacitação para trabalhadores; grupos educativos com mulheres em idade fértil, visitas domiciliares a gestantes e crianças em situação de risco. Destaca-se o processo de formação realizado através decursos, com carga horária teórica e em serviço, ministrados por integrantes do LECIS aos agentes comunitários de saúde, mãe sociais e técnicos em enfermagem, visando contribuir com o crescimento profissional dos mesmos, com a promoção da saúde no território e a melhoria da atenção no SUS local. Contribuiu-se para a formação e proposição de práticas, visando melhorias do nível de informação, facilitando ações como o incentivo ao adequado controle pré-natal; ao aleitamento materno; ao seguimento do calendário vacinal; à educação no que concerne à saúde bucal; ao favorecimento do vínculo e acompanhamento família-bebê; além de encaminhamentos para os serviços de saúde. Com esse programa de extensão, realizam-se ações eficazes para promoção da saúde materno-infantil, facilitando processos na formação de profissionais comprometidos com a saúde da população e capazes de trabalhar colaborativamente em equipes multiprofissionais. A inserção dos estudantes no contexto da atenção primária em saúde potencializa a formação diferenciada do profissional de saúde, trazendo implicação com as pessoas, coma organização social local e com os grupos populares a partir de suas situações-limites e das necessidades sociais em saúde.

Palavras-chave


Educação; Colaboração Interprofissional, Atenção Primária em Saúde

Referências


ANDRADE, L. O. M. etal. A educação permanente e a construção de Sistemas Municipais de SaúdeEscola: o caso Fortaleza (CE). Divulgação em Saúde para debate. RJ: Cebes, 2006.BARRETO, IvanaCristina de Holanda Cunha. Utilização de Autópsias Verbais na Investigação daCausa Básica de óbito de crianças menores de um ano de idade em três municípiosdo interior do Ceará. Dissertação –Mestrado – Epidemiologia. Universidade Federal do Ceará – Departamento de SaúdeComunitária.Fortaleza, 1997. 100p.CAMPOS, G.W.S. et al.Tratado em Saúde Coletiva. São Paulo; Rio de Janeiro: Ed. Fiocruz,2006.D’AMOUR, D. et al. A Model of Collaboration AmongProfessionals in Healthcare Organizations, BMCHealth Services Research, v. 8, p. 188-202, 2008.FREIRE, P. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido.SP: Paz e Terra, 2011.GÓIS, C. W. de L. Saúde Comunitária: pensar e fazer. São Paulo: Aderaldo &Rothschild, 2008.XIMENES; V. M.; NEPOMUCENO; B. B.; MOREIRA, A.E. M. M. Cooperação Universitária: uma práticacomunitário-libertadora a partir da psicologia comunitária. 2006.