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EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO COTIDIANO DO SUS: FORMAÇÃO PARA O TRABALHO
Resumo
O presente trabalho aborda o Programa de Extensão Laboratório de Educação e Colaboração Interprofissional para Promoção da Saúde Materno-Infantil - LECIS, que visa desenvolver ações comunitárias, de modo a favorecer a promoção da saúde em dois bairros de elevada mortalidade infantil no município de Sobral - CE.É composto por professores, preceptor e estudantes dos cursos de Psicologia,Medicina, Odontologia e Engenharia da Computação da UFC, numa perspectiva de formação que privilegia a colaboração interprofissional. O programa é desenvolvido tendo a Psicologia Comunitária e a Saúde Coletiva como referenciais teóricos. Tem como objetivo construir espaços dialógicos e de compreensão da vida comunitária dos moradores, facilitando a implicação do morador como co-responsável pela realidade social e por seus processos saúde-doença, ativando a potencialidade de transformação. A metodologia é dialógica e vivencial, com encontros que incluem grupos de estudos; diagnóstico de saúde das comunidades, cursos de capacitação para trabalhadores; grupos educativos com mulheres em idade fértil, visitas domiciliares a gestantes e crianças em situação de risco. Destaca-se o processo de formação realizado através decursos, com carga horária teórica e em serviço, ministrados por integrantes do LECIS aos agentes comunitários de saúde, mãe sociais e técnicos em enfermagem, visando contribuir com o crescimento profissional dos mesmos, com a promoção da saúde no território e a melhoria da atenção no SUS local. Contribuiu-se para a formação e proposição de práticas, visando melhorias do nível de informação, facilitando ações como o incentivo ao adequado controle pré-natal; ao aleitamento materno; ao seguimento do calendário vacinal; à educação no que concerne à saúde bucal; ao favorecimento do vínculo e acompanhamento família-bebê; além de encaminhamentos para os serviços de saúde. Com esse programa de extensão, realizam-se ações eficazes para promoção da saúde materno-infantil, facilitando processos na formação de profissionais comprometidos com a saúde da população e capazes de trabalhar colaborativamente em equipes multiprofissionais. A inserção dos estudantes no contexto da atenção primária em saúde potencializa a formação diferenciada do profissional de saúde, trazendo implicação com as pessoas, coma organização social local e com os grupos populares a partir de suas situações-limites e das necessidades sociais em saúde.
Palavras-chave
Educação; Colaboração Interprofissional, Atenção Primária em Saúde
Referências
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