Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
A SAÚDE E O CUIDADO NA VISÃO DE CRIANÇAS DE 5 ANOS: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Silvia Regina Baldo de Camargo, Marlene Fagundes Carvalho Gonçalves

Resumo


Essa pesquisa busca contribuir com a promoção da saúde na escola de educação básica, subsidiando educadores para atuarem na docência em saúde através de um projeto pedagógico que valorize a dimensão histórico-cultural e garanta a qualidade em educação, a partir do conhecimento mostrado por seus alunos sobre o tema. Seu objetivo é apreender os significados que crianças de cinco anos atribuem à saúde e aos cuidados a que são submetidas em seu cotidiano. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, tendo como referencial teórico-metodológico a abordagem histórico-cultural de Vigotski (1998), que considera o aprendizado entre seres humanos imersos em uma mesma sociedade, atribuindo aos profissionais de educação o papel de mediadores de aprendizagem e desenvolvimento infantis, pois oportunizam às crianças, a partir de seus próprios saberes, o acesso aos bens produzidos culturalmente. Os dados foram construídos em 2012, numa escola no estado de São Paulo, com vinte crianças de cinco anos, definidas por sorteio, a partir do procedimento desenhos-estórias com tema (TRINCA, 1997). Cada criança fez dois desenhos sobre a saúde e o cuidar, contou uma história sobre o que desenhou, dando nome aos seus desenhos. As histórias foram gravadas, transcritas e submetidas à análise segundo o método explicativo de Vigotski; os desenhos e títulos foram analisados e interpretados a partir do olhar histórico-cultural. Os resultados parciais indicam concepções de saúde e cuidado construídas a partir da mediação da criança com o mundo, na percepção desses significados em relação ao seu contexto histórico-cultural. Na análise preliminar, as crianças relacionam saúde e cuidado; vêem a saúde em situações de bem-estar de si e do outro, seja na diversão, no contato com a natureza ou em situação de trabalho do adulto e o cuidado sob a ótica da ação do adulto ou de um amigo ou irmão mais velho. Concluiu-se que os significados sobre saúde e cuidar podem nortear os professores nos trabalhos de promoção da saúde na escola.

Palavras-chave


Promoção da Saúde; Educação Infantil; Saúde escolar

Referências


TRINCA, A. M. T. Ampliação e expansão. In: TRINCA, W. Formas de investigação clínica em psicologia. São Paulo: Vetor, 1997. (Cap. 2).

VIGOTSKI, L. S. A Formação Social da Mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Tradução José Cipolla Neto et al. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998, 191 p.