Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
O CONCEITO DE CULTURA COMO CATEGORI DE ANÁLISE DO TRABALHO TÉCNICO
Raquel Barbosa Moratori, Marise Nogueira Ramos

Resumo


O presente trabalho apresenta uma proposta de reflexão teórica sobre a cultura como categoria de análise do trabalho técnico. Parte da perspectiva gramsciana de cultura como mantenedora da coesão social, destacando, entretanto, que se trata de uma coesão interessada em garantir a hegemonia de uma classe sobre a outra. No intuito de problematizar esta questão este texto retoma o debate sociológico, filosófico e político sobre o conceito de cultura com as contribuições de Raymond Willians, Terry Eagleton e Edward Thompson, apropriando-se, posteriormente, dos estudos de Telmo Caria para recortar teórica e metodologicamente este conceito, para o estudo de grupos profissionais. A principal contribuição que este estudo pretendeu proporcionar foi o entendimento de que a dimensão cultural é a expressão de espaços dinâmicos permeados por conflitos de interesses, campos de disputas e exercício de poderes, ora apaziguados pela produção ativa ou passiva de consentimento sobre um determinado modo de vida, ora em franca disputa sobre estes modos.

Palavras-chave


Cultura; Cultura Profissional;Trabalho Técnico

Referências


CARIA, T. O uso do conceito de cultura na investigação sobre profissões.Análise Social, vol. XLIII (4.º), 2008, 749-773.

CIAVATTA, M. O conhecimento histórico e a questão teórico-metodológica das mediações. In: FRIGOTTO, Gaudêncio e CIAVATTA, Maria (orgs.). Teoria e educação no labirinto do capital. Petrópolis: Vozes, p 130-155, 2002.

EAGLETON, T. A idéia de cultura. São Paulo: Editora Unesp, 2005.

____________. Marx estava certo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2012.

GRAMSCI, A. Concepção dialética da história. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1978.

GRAMSCI, A. Cadernos do Cárcere: Maquiavel – notas sobre o Estado e a política. Edição e Tradução de Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, V.3, 2000.

MATTOS, M. B.. E. P. Thompson e a tradição da crítica ativa do materialismo histórico. Rio de Janeiro: EdUFRJ, 2012.

RAMOS, M. Saberes, Competências e Cultura Profissionais dos Trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS): o processo de reconstrução do conhecimento na Escola e no Trabalho. Relatório de pesquisa, 2011 (mimeo.)

__________ O conhecimento prático como objeto das Ciências Sociais. In: Etnossociologia do conhecimento profissional. Relatório de estágio pós-doutoral(UTAD/Portugal). Vila Real, 2012.

__________ O estudo de saberes profissionais na perspectiva etnográfica: contribuições teórico-metodológicas. 2013 (mimeo.)

THOMPSON, E. A Miséria da Teoria ou um planetário de erros, uma crítica ao pensamento de Althusser. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1981.

_____________. A formação da classe operária inglesa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.

_____________ Costumes em comum. Estudos sobre a cultura popular tradicional. Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 1998.

_____________ Os Românticos. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.

WILLIANS, R. Cultura. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.