Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO E O PET-EP NO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA-PB
Kathya Suênia Diniz Santos, Rosane Angelo Oliveira, Pollyanna Pollyanna Oliveira Formiga de Carvalho, Nathália Franca Dantas Falcão Bronzeado, Juliana Sampaio

Resumo


Introdução: O ensino superior em saúde demonstra a necessidade de ajustes em sua prática educacional, tendo em vista a mudança de paradigmas advindos da saúde coletiva. Para que novas políticas públicas sejam implementadas e se tornem eficazes, se faz necessário a integração entre a academia e o serviço, tendo em vista a troca de conhecimentos científicos e práticos, onde o trabalho deve ser coletivo, pactuado e integrado, entre estudantes, professores, trabalhadores, gestores e usuários que compõem as equipes dos serviços de saúde, incluindo-se os gestores. Objetivo: Nessa perspectiva, este estudo tem como objetivo apresentar a experiência de um grupo do Programa Ensino Pelo trabalho para a Saúde (PET-Saúde), eixo Educação Permanente (EP), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), realizado na Unidade Integrada de Cruz das Armas do município de João Pessoa-PB. Metodologia: Por intermédio das apoiadoras matriciais do Núcleo de Apoio ao Programa Saúde da Família (NASF) da referida integrada, que também são preceptores do PET-EP, foi possível a inserção da equipe no serviço, sendo realizadas atividades de integração ensino-serviço uma vez por semana, durante 4hs, desde agosto de 2012. O foco inicial de atuação foi voltado para o processo de acolhimento, através da vivência interdisciplinar nessa linha de trabalho, sendo realizada uma pesquisa de reconhecimento para inicio das atividades de extensão, que visam, através da Educação Permanente (EP), a reflexão do processo de trabalho de forma coletiva, a fim de se favorecer suas potencialidades e ponderar sobre suas fragilidades, na perspectiva da humanização e da valorização do aspecto motivacional da equipe que se mostraram de grande valia no decorrer das atividades, se tornando assim linhas de intervenção. Resultado: O desafio de integração ensino-serviço é vivenciado todos os dias na prática, onde o vinculo entre profissional e estudante deve ser construído aos poucos, através de respeito mútuo e dialogo. Essa relação potencializa o processo de trabalho e o aprendizado, tanto para estudante quanto para o serviço, tornando-os indivíduos diferenciados no mercado de trabalho, comprometidos com sua atuação e com o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS). Conclusão: A atuação do PET transforma a atual formação acadêmica e potencializa o processo de trabalho no SUS através da relação ensino-serviço que é construída, devendo assim, ser incentivada e expandida.

Palavras-chave


ensino – serviço; educação permanente; PET

Referências


ALBUQUERQUE, V. S , et al. A integração ensino-serviço no contexto dos processos de mudança na formação superior dos profissionais da saúde. Rev. bras. educ. med., 2008, vol.32, n.3, pp. 356-362.

CECCIN, R. B. Educação permanente em saúde: descentralização e disseminação de capacidade pedagógica na saúde. Rev. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v.10, n.4, 2005.

CECCIM, R. B.; FEUERWERKER, L. C. M. Mudança na graduação das profissões de saúde sob o eixo da integralidade. Caderno de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 20, n. 5, p. 1400-1410, set./out. 2004