Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
ATUAÇÃO DA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL DE RESIDENTES EM SAÚDE NA ATENÇÃO BÁSICA
Danielle Silva Nascimento, Fernanda Viana Albuquerque, Juliana Bernardes Silva, Mariana Silva Santos

Resumo


O presente estudo teve como objetivo: identificar as necessidades encontradas nas respectivas famílias a partir da aplicação de um questionário, intervindo ou referenciando para os serviços de saúde, realizando promoção e educação em saúde. No total, 13 casas participaram da pesquisa, totalizando 20 indivíduos. Para a coleta de dados foram aplicados dois questionários, sendo um para levantamento de informações pessoais e específicas de cada área de atuação, e outro de qualidade de vida (WHOQOL abreviado). Como resultados, divididos por áreas: Nutrição: Os moradores que referiram ser hipertensos e fazer uso de temperos industrializados foram orientados quanto à quantidade excessiva de sódio em alguns alimentos e à leitura de rótulos. Foram oferecidas orientações para a redução do consumo de sódio, incluindo a distribuição de uma receita de sal temperado bem como uma amostra para que experimentassem. Fonoaudiologia: Foram identificados através do questionário os moradores que relataram alterações vocais e dificuldades de audição e deglutição. A partir do relato, foi realizado visita a esses moradores e orientações quanto às alterações destacadas. Para os moradores com relato de dificuldades de audição foi disponibilizada a possibilidade de avaliação fonoaudiológica com testes audiométricos no posto de saúde da região quando de interesse do morador; os cuidados vocais foram sinalizados no caso de alterações da voz; e as dificuldades de deglutição foram avaliadas segundo seu histórico e alterações apresentadas. Fisioterapia: Foram avaliados: o histórico de queda dos últimos 12 meses; a presença de cansaço/falta de ar nos mínimos, moderados e intensos esforços; e a independência funcional, essa com os itens da versão brasileira da escala de medida de independência funcional19. As intervenções foram feitas naquelas residências em que os moradores relataram alguma queda nos últimos 12 meses, a presença de cansaço aos esforços da vida diária e deficiências na escala de independência funcional. Enfermagem: Foram identificados os morados que apresentam déficit da imunidade ativa artificialmente adquirida. Os que estavam com seu esquema vacinal incompleto foram orientados a procurar o posto de saúde responsável pela região programática e completarem seu esquema vacinal. As intervenções realizadas pelo grupo multiprofissional de residentes em saúde na atenção básica foram efetivas, tendo sido atingido o objetivo de promoção a saúde, rastreamento de condições que necessitavam de acompanhamento, intervenções específicas de cada área (quando possível) e encaminhamento de todas as demandas encontradas no grupo de moradores que participaram da pesquisa.

Palavras-chave


Equipe multiprofissional, Atenção Básia e Saúde.

Referências


REFERÊNCIAS:

1-     Equipe multiprofissional de saúde. Cid Velloso. Disponível em: <http://www.confef.org.br/extra/revistaef/arquivos/2005/N17_SETEMBRO/09_EQUIPE_MULTIPROFISSIONAL_DE_SAUDE.PDF>. Acesso em: 07/06/2013.

2-     Abordagem multiprofissional. IV diretrizes brasileiras de hipertensão arterial. Rev. Bras. Hipertens. 2002; 9(4): 379-82.

3-     Equipe multiprofissional de saúde: conceito e tipologia. Rev. Saúde Pública. 2001; 35(1): 103-9.

4-     WHOQOL – Measuring quality of life. Programme on mental health. 1997. Disponível em: <http://www.who.int/mental_health/media/68.pdf>. Acesso em: 15/07/2013.

5-     Santos, SR e cols. Qualidade de vida do idoso na comunidade: aplicação da escala de Flanagan. Revista latino-am enfermagem. 2002; nov/dez; 10(6):757-64.