Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
AÇÕES EDUCATIVAS AOS DOENTES POR TUBERCULOSE: trabalhando a prevenção, o adoecimento e o tratamento
Fernanda Darliane Tavares de Luna, Rosiane Davina da Silva, Patrícia de Paula Coelho de Araújo, Maiary Andrade Pontes, Rayrla Cristina de Abreu Temoteo, Tânia Maria Ribeiro Monteiro de Figueiredo

Resumo


Caracterização dos problemas: As diretrizes e estratégias de controle da tuberculose (TB) orientam para o tratamento diretamente observado (TDO) a ser realizado na unidade de saúde, no hospital, no domicílio ou local de trabalho do doente. O momento da visita é oportuno para compartilhar informações sobre a doença, tratamento, formas de transmissão e prevenção, cuidados individuais, coletivos e ambientais. A educação em saúde é um importante instrumento de empoderamento que contribui para a qualidade de vida do indivíduo e da família. Descrição da Experiência: Os graduandos de enfermagem, vinculados ao projeto de extensão da UEPB, em parceria com o Ambulatório de Referência de TB, Campina Grande-PB, vem acompanhando nesses últimos anos o tratamento antiTB com a realização do TDO no domicílio dos doentes, trabalhando a educação permanente em saúde. A priori, é abordado o processo de adoecimento por TB, as formas de contágio e medidas de prevenção. O doente é esclarecido sobre a importância de usar máscara nos primeiros dias do tratamento. Conversa-se sobre os medicamentos e efeitos adversos, duração do esquema prescrito, horário e condutas para a administração da medicação. Aborda-se a importância da adesão ao tratamento e possíveis consequências da interrupção. Orienta-se sobre a coleta do escarro para os exames mensais de baciloscopia, recomendando local ventilado, próximo a janelas ou ao ar livre. Possíveis complicações da TB também são trabalhadas, sendo esclarecidas formas de prevenção e condutas de seguimento diante de agravos. Cuidados com o ambiente são recomendados, mantendo-os limpos e arejados. São direcionadas informações para os contatos, como a investigação da infecção latente da TB. Efeitos alcançados: Reconhece-se a importância da educação permanente e observa-se o empoderamento dos doentes e de seus familiares, com mudanças de atitudes e comportamentos, que favoreceram a adesão ao tratamento. Estigmas e mitos foram minimizados, o doente passa a não ser segregado no seio familiar e estabelecendo relação de corresponsabilidade com seus familiares no tratamento. Recomendações: Sugere-se a ampliação da educação permanente, dia-a-dia, a todos os doentes e a toda a população, trabalhando a abordagem individual, coletiva e ambiental. São necessárias ações mais ampliadas, com grupos educativos, através de rodas de conversas, compartilhando experiências e saberes, além da divulgação com panfletos e cartazes. Acredita-se no conhecimento como método mais eficaz de proteção para todos.

Palavras-chave


Tuberculose; Educação em saúde; Empoderamento

Referências


BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Manual de recomendações para o controle da tuberculose no Brasil. Brasília: Ministério da Saúde, 2011. 284p.

BRASIL. Ministério da Saúde. Fundação Nacional de Saúde. Centro Nacional de Epidemiologia. Coordenação Nacional de Pneumologia Sanitária. Plano nacional de controle da tuberculose. Brasília, 1998.

 

III Diretrizes para tuberculose da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia. JORNAL BRASILEIRO DE PNEUMOLOGIA. São Paulo, v. 35, n. 10. out. 2009.

 

CASTRO, Flavio Janor de. Abordagem primária no tratamento da tuberculose: revisão de literatura. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva. Formiga, 2012. 24f. Monografia (Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família).