Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
VULNERABILIDADE PROGRAMÁTICA E O ADOECIMENTO DE TUBERCULOSE EM PACIENTE SOROPOSITIVA PARA HIV: UM RELATO DE CASO
Fernanda Darliane Tavares de Luna, Rosiane Davina da Silva, Maiary Andrade Pontes, Patricia Paula Coelho de Araújo, Rayrla Cristina de Abreu Temoteo, Tânia Maria Ribeiro Monteiro de Figueiredo

Resumo


Caracterização do problema: A vulnerabilidade programática reporta às políticas e programas de prevenção e assistência, ao acesso aos serviços e à operacionalização das ações. Neste entendimento, investigou-se as situações de vulnerabilidade programática de uma paciente coinfectada TB/HIV, que foi previamente contato intra-domiciliar de um caso foco de TB. Descrição da experiência: O marido da paciente soropositiva para o HIV, em dezembro de 2012, foi diagnosticado com recidiva de TB pulmonar, com BAAR positivo, e acompanhado em uma instituição básica de saúde durante seis meses, obtendo cura. Durante este período, o doente e sua família receberam poucas informações sobre a doença, forma de transmissão e cuidados de prevenção. Não foi esclarecida a importância do ambiente arejado e ventilado, nem do uso de máscaras, medidas que minimizariam a transmissão do Mycobacterium tuberculosis. A família foi submetida ao teste tuberculínico, todos os contatos intra-domiciliares não apresentaram reação, exceto a paciente HIV positivo, que teve uma leitura de 5 mm. Ainda assim, não foi realizado exames radiológicos para confirmação do diagnóstico da TB, nem prescrito o tratamento para a Infecção Latente da TB, que conforme o Programa Nacional de Controle da TB deve ser prescrito para todo paciente HIV positivo, contato intra-domiciliar de TB, independente  do resultado da prova tuberculínica. No serviço de acompanhamento do HIV, a paciente não relatou o caso aos profissionais, que por sua vez, não abordaram aspectos e sintomatologias da TB durante as consultas de retorno. Seis meses após o diagnóstico do marido, a paciente apresentou episódio de hemoptise e ao procurar o serviço de saúde foi diagnosticada com TB pulmonar, tendo sido realizadas baciloscopias, cultura para micobactérias e radiografia de tórax. Atualmente, encontra-se em acompanhamento no serviço de referência para TB e o TDO está sendo realizado no domicílio pelos graduandos do curso de enfermagem do projeto de extensão da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Efeitos alcançados: Foi reconhecida que execuções de medidas de prevenção podem evitar o adoecimento. A negligência de ações programática eleva a vulnerabilidade de pacientes HIV à infecção e ao adoecimento por TB. Recomendações: Para o controle efetivo da coinfecção TB/HIV é necessária a sensibilização dos profissionais e gestores para garantir a operacionalização das ações programáticas de prevenção da dupla infecção TB/HIV.

Palavras-chave


Coinfecção; Tuberculose; HIV; Vulnerabilidade em Saúde; Políticas

Referências


BASTOS, F. I, SZWARCWALD, C. L, AIDS e pauperização: principais conceitos e evidências empíricas. Cad. Saúde Pública, vol.16, pp. 65-76 .2000.

 

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Manual de Recomendações para o Controle da Tuberculose no Brasil. Brasília (DF): Ministério da Saúde; 2011.

 

NEVES, L. A.S, CANINI, S.R.M, REIS, R. K, SANTOS, C.B, GIR, E. Aids e tuberculose: a coinfecção vista pela  perspectiva da qualidade de vida dos indivíduos, Rev Esc Enferm USP, São Paulo-SP, vol.46(3), pp 704-10. 2012.

 

NEVES, L. A.S, CANINI, S.R.M, REIS, R. K, SANTOS, C.B, GIR. Adesão ao tratamento por indivíduos com a co-infecção HIV/tuberculose: revisão integrativa da literatura. Rev. esc. enferm. USP , São Paulo, vol.44, n.4, pp. 1135-1141, 2010.

 

RODRIGUES, N.O, NERI, A. L, Vulnerabilidade social, individual e programática em idosos da comunidade: dados do estudo FIBRA, Campinas, SP, Brasil, Ciência & Saúde Coletiva, vol.17(8), pp. 2129-2139, 2012.

 

SILVA, J. A. S, VAL, L. F, NICHIATA, L.Y.I, A estratégia saúde da família e a vulnerabilidade programática na  atenção ao hiv/AidS: uma revisão da literatura, O Mundo da Saúde, São Paulo, Vol. 34(1), pp 103-108. 2010.

 

VENDRAMINI, S. H. F et al. Análise espacial da co-infecção tuberculose/HIV: relação com níveis socioeconômicos em município do sudeste do Brasil. Rev. Soc. Bras. Med. Trop. vol.43, n.5, pp. 536-541, 2010.