Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE PARA MÉDICOS: CONTRIBUIÇÃO A CONSTRUÇÃO DA REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE - RELATO DE EXPERIÊNCIA DE BELO HORIZONTE
Rachel Rezende Campos, Maria Terezinha Gariglio, Alexandre Sampaio Moura

Resumo


A Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte implantou Programa de Educação Permanente (PEP) para médicos da Atenção Primaria. Compreende conjunto de metodologias educacionais com formação do Grupo de Aperfeiçoamento Profissional (GAP), fundamentada na revisão de pares. O desafio é desenvolver competências, trocar experiências e saberes, propiciar vínculo entre profissionais dos diversos pontos da Rede de Atenção a Saúde, fortalecendo-a pela aprendizagem significativa. A diversidade de problemas na Atenção Primária desafia aquisição de habilidades clínicas, comunicativas e de gestão clínica. Na EP aprendizagem é pró ativa, autodirigida, baseada na prática e nas evidências cientificas. Os profissionais são protagonistas da aprendizagem. O PEP estrutura-se em grupos de médicos com quatro horas de reuniões mensais, um facilitador da especialidade, para discussão de tópicos da prática clínica utilizando ciclos de aperfeiçoamento da prática profissional. Também contempla: módulos tópicos, treinamento de habilidades e elaboração de plano de desenvolvimento pessoal. No treinamento de habilidades o suporte técnico é dos médicos das especialidades básicas e dos Centros de Especialidades. Conta com coordenadores distritais e municipais, para apoio metodológico e logístico. Facilitadores e coordenadores tiveram capacitação em andragogia. Para monitoramento estabeleceu-se indicadores. Iniciou-se em 2010 com 52 GAPs; 2011 eram 65 e com frequência de 63%. Em 2012 variou de 65 a 49 GAPS e frequência 60%; 2013: 51 GAPs e manteve frequência. Em decorrência do programa iniciativas educacionais e integradoras foram implementadas. Para aperfeiçoamento do grupo de facilitadores e coordenadores institui-se mensalmente o Café com PEP. Em 2011 aconteceu Seminário de Avaliação do PEP; integrando coordenadores, facilitadores, gestores distritais e municipais. Em 2012 aconteceram amostras distritais dos GAPs com propostas e discussões de protocolos, auditorias realizadas e iniciativas apresentadas. Intensificaram-se os módulos tópicos, matriciamentos e treinamentos de habilidades, na rede SUS-BH. O PEP efetivou-se como estratégia potente de capilarização de EP, interliga pontos da RAS, propicia reflexão e avaliação do processo de trabalho; gira vidas e existências. É estratégia socializadora e democrática do conhecimento, garantida na agenda de trabalho.

Palavras-chave


educação médica; educação permanente