Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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ESTUDO SOBRE A AUTOPERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS VOLUNTÁRIOS SOBRE O PROJETO ENFERMAGEM DA ALEGRIA
Thamires Lunguinho Cavalcante, Joao Paulo Xavier Silva, Gleice Adriana Araujo Goncalves, Woneska Rodrigues Pinheiro

Resumo


Introdução: Em situação de internação hospitalar, a criança passa a ter necessidades especiais de assistência e aponta-se que a inserção de atividades em ludoterapia no processo de cuidar em Enfermagem Pediátrica contribui na diminuição dos efeitos estressores da hospitalização. Tendo em vista a importância da humanização no ambiente hospitalar, como um dos preceitos sensibilizadores da Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS, compreende-se a relevância de projetos que possuam uma filosofia pautada na assistência humanizada. O presente estudo teve como objetivo geral revelar a autopercepção dos voluntários do projeto Enfermagem da Alegria acerca das atividades vivenciadas pelos mesmos. E como objetivos específicos observar como os voluntários do projeto associam as atividades realizadas a recuperação da criança hospitalizada; compreender os fatores que fundamentam a participação de graduandos de Enfermagem em projetos de humanização; e imprimir as principais percepções dos voluntários acerca do projeto. Métodos: Utilizou-se a abordagem qualitativa, os sujeitos de estudo constituíram-se de oito acadêmicos de enfermagem voluntários do projeto. A coleta de dados processou-se por meio da entrevista focalizada, realizada no período de outubro e novembro de 2013. Os dados foram analisados após a transcrição da gravação por meio de um processo de ausculta do material, seguido pela seleção dos segmentos específicos da temática abordada. Resultados: Constatou-se que a participação dos acadêmicos de enfermagem em projetos de humanização proporciona aos mesmos, aprofundar-se no processo humanização hospitalar, influencia de forma positiva a condição de saúde das crianças e estabelece um feedback satisfatório entre o aperfeiçoamento profissional e humano. Constatou-se que a atuação dos voluntários acarreta inúmeras melhorias às crianças hospitalizadas, como mudanças de comportamento diante da hospitalização e melhoria da capacidade de enfrentamento durante a internação. Conclusão: As atividades lúdicas desenvolvidas pelo projeto Enfermagem da Alegria tornam o ambiente hospitalar menos hostil, originando novos significados ao cuidar, dessa forma conclui-se que a disseminação das ideias humanizadores sensibilizam os futuros profissionais da saúde e os tornam agentes construtores de uma nova realidade em assistência pediátrica no SUS.

Palavras-chave


Ludoterapia; Enfermagem Pediatrica; Criança hospitalizada; SUS.

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