Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
PROGRAMA RENASCER: UMA EXPERIÊNCIA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO EM UMA UNIDADE DE SAÚDE
Claudiane Monsores de Sá Cavalcante, Maria Tercia Barroso Pereira Malta, Maria Lucia Carneiro dos Rios Ferreira, Marta Cristina Ayres Neves Porto, Marcelo Castanheira Ferreira

Resumo


O Hospital Universitário Gaffrée e Guinle – HUGG, em um esforço para a construção de um modelo de atenção à saúde com prioridade para ações de promoção da saúde e de melhoria de qualidade de vida dos sujeitos e coletivos, e em atendimento a uma das macroprioridades do Pacto em Defesa da Vida - o cuidado especial voltado ao processo de envelhecimento - criou em 1995, por iniciativa de alguns profissionais, o Grupo Renascer, com o objetivo de construir um espaço, dentro do SUS, que possibilitasse a compreensão do ato de envelhecer, a partir do convívio com idosos que frequentavam o Hospital. O Grupo Renascer é um Programa Interdisciplinar de Extensão, Ensino e Pesquisa, vinculado ao Centro Multidisciplinar de Pesquisa e Extensão sobre Envelhecimento. O trabalho desenvolvido pauta-se na interdisciplinaridade, possibilitando intersocializar os conhecimentos sobre o envelhecimento, trazendo para o interior da universidade possibilidades de formação de futuros profissionais conscientes de sua responsabilidade social, e o surgimento de novas indagações que remetem a pesquisas sobre o tema e abrem caminhos para a inserção do envelhecimento nas práticas curriculares. A metodologia utilizada permite a construção de conhecimentos sobre o envelhecimento, por meio do pensar e agir coletivos, indicando pistas para a investigação, além de exercitar práticas cidadãs. No Programa, fundamentado metodologicamente no pensamento sistêmico de Morin (2004), os idosos conhecem e se identificam com outras pessoas da sua faixa etária, trocam e vivem novas experiências, aprendem novos conhecimento, desenvolvem a sua autonomia e independência. Caracteriza-se, também, como pesquisa-ação, de acordo com Thiollent (2003), na medida em que procura maneiras de perceber problemas e encontrar soluções, a partir dos participantes do Programa, trazendo pistas para a construção de conhecimentos teóricos ou conceituais. As atividades do Programa Renascer desenvolvidas junto ao grupo de idosos contribuem para uma formação mais cidadã, uma vez que os estudantes têm a oportunidade de vivenciar saberes e fazeres que possibilitam uma outra maneira de estar no mundo. Além disso, estabelecem o diálogo e a comunicação entre os estudantes e os idosos, permeando as efetivas trocas de conhecimentos e sentimentos. O Programa Renascer constitui-se, portanto, em um espaço privilegiado para a reflexão, o debate e a crítica, resgatando o compromisso da Universidade e do SUS com a cidadania do povo brasileiro.

Palavras-chave


promoção da saúde; envelhecimento; educação

Referências


BRASIL. Lei n° 8.080 de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para apromoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dosserviços correspondentes e dá outras providências. Diário Oficial da União, PoderExecutivo, Brasília, DF, 19 set. 1990a.

BRASIL. Ministério da Saúde/Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Promoção da saúde:Cartas de Ottawa, Adelaide, Sundsvall e Santa Fé de Bogotá. Brasília, DF: Ministérioda Saúde/IEC, 1996.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Política nacional de promoção dasaúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde. – Brasília: Ministério da Saúde, 2006.

MORIN, André. Pesquisa ação integral e sistêmica: uma antropedagogia renovada. Tradução MichelThiollent. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.

THIOLLENT, Michel et al. Extensão universitária: conceitos, métodos e práticas. Rio de Janeiro. Editorada UFRJ, 2003, p.59.

TUTTMAN, M.T.Compromisso Social da Universidade: Olhares da Extensão. Tese Doutorado emEducação- Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, 2004.