Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
POLÍTICA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO: A EXPERIÊNCIA DE GERÊNCIA NOS SERVIÇOS PÚBLICOS DE SAÚDE
Débora Sâmara Guimarães Dantas, Maria Rocineide Ferreira da Silva, Camila Marques da Silva Oliveira, Gislane Ribeiro Coutinho

Resumo


Caracterização do problema: A Humanização, no que se refere à atenção e à gestão em saúde no Sistema Único de Saúde, contribui para a qualificação da atenção e da gestão, contribuindo para a promoção de uma atenção integral, equânime, com responsabilização e vínculo e garantindo os direitos dos usuários e trabalhadores, no sentido de apontar diretrizes e dispositivos concretos e comprometidos com a implementação dos princípios do SUS. Reflexões sobre a humanização na Saúde e as relações de trabalho De acordo com Dantas 2012, para promover a humanização, as relações de trabalho são imprescindíveis, o trabalho não é somente um meio de sobrevivência, mas é no ambiente laboral que o ser humano ocupa um tempo considerável da sua vida, o trabalho possui significados que perpassam a subjetividade, os valores e as necessidades do indivíduo, carrega um elemento afetivo na sua produção. Descrição da experiência O interesse pelo estudo emergiu a partir da vivência profissional com a crescente observação da fragmentação do processo de trabalho, da precária interação das equipes de saúde, do desrespeito aos direitos dos usuários do Sistema Único de Saúde, do baixo investimento em qualificação e a burocratização dos sistemas de gestão. Entendemos que o profissional dos serviços de saúde deve ter uma formação geral para atender as necessidades da sociedade no atendimento primário em saúde, de modo a oferecer ao usuário do Sistema Único de Saúde um cuidado integral e humanizado. Efeitos Alcançados: Enfatizamos que a consolidação da democracia participativa na conquista da saúde ainda tem um longo caminho a percorrer. Em se tratando do enfrentamento das iniquidades em saúde, sua visibilidade e politização será resultado da capacidade que o sistema tiver para fortalecer o poder de vocalização dos grupos sociais protagonistas destas condições (CUNHA, MAGAJEWSKI, 2012). Recomendações: Há um subfinanciamento do Sistema Único de Saúde, no entanto, precisa haver organização para revertermos o quadro posto. Saber que existem, em andamento, várias ações com o propósito de melhorar a qualidade da saúde nos permite vislumbrar esperanças para um futuro não muito distante, quem sabe uma multiplicidade de jeitos de combinar tecnologias e refendar a constituição de redes tecidas por um emaranhado de relações fortes e resolutivas.

Palavras-chave


política nacional de humanização; gestão; trabalho em saúde

Referências


BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS. Redes de produção de saúde. Brasília, 2009. CUNHA, P. F; MAGAJEWSKI, F. Gestão participativa e valorização dos trabalhadores: avanços no âmbito do SUS. Saude soc., v.21, supl.1, São Paulo, Mai 2012. DANTAS, D. S. G. Implementação da Política de Humanização na Atenção Básica em Saúde no município de Icó-Ce. 2012. 35 folhas. Especialização em Sistemas e Serviços de Saúde. Trabalho de Conclusão de Curso. Escola de Saúde Pública do Ceará, Fortaleza, 2012. SCHWARTZ, T. D.; FERREIRA, J. T. B.; MACIEL, E. L. N.; LIMA, R. de C. D. Estratégia Saúde da Família: avaliando o acesso ao SUS a partir da percepção dos usuários da Unidade de Saúde de Resistência, na região de São Pedro, no município de Vitória (ES). Ciênc. saúde coletiva, v.15, n.4, Rio de Janeiro, Jul. 2010. SOUZA, W. S.; MOREIRA, M. C. N. A temática da humanização na saúde: alguns apontamentos para debate. Interface (Botucatu), v.12, n.25, Botucatu Abr./Jun., 2008.