Resumo
A educação permanente estabelece diretrizes curriculares nacionais para a formação de profissionais de saúde, com perfil e competências orientados pelos princípios e diretrizes do SUS, possíveis de se realizar a partir de experiências de ensino desenvolvidas em cenários concretos de prática. Nos serviços que possuem atividades de enfermagem é responsabilidade do enfermeiro realizar a educação permanente de sua equipe. Objetivo: O objetivo deste estudo de caso é demonstrar a trajetória da aplicação de uma prática educativa na proposta de incentivar a implantação da educação permanente à equipe de enfermagem que presta assistência nos abrigos de alta complexidade de Porto Alegre. Métodos: trata-se de um relato de experiência de natureza descritiva, fazendo parte da prática educativa da Disciplina Práticas Educativas em Saúde, do mestrado profissional da Universidade do Vale Rio dos Sinos, desenvolvido com a equipe de enfermagem dos serviços de proteção especial anteriormente citados. Conclusão: A implantação da educação permanente nos serviços depende de diversos fatores que compreendem tanto os esforços dos profissionais, como o investimento dos gestores em oportunizar e incentivar a educação permanente. Este processo de aprendizado possibilita aos profissionais a reflexão crítica de suas práticas e a compreensão dos processos de trabalho nos quais estão inseridos, permitindo que repensem condutas e qualifiquem seus serviços.
Palavras-chave
Referências
Yin RK. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2ª ed. Porto Alegre: Bookman; 2001
BRASIL (2005). Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome. “Proposta ao MDS-DGS, como contribuição ao trabalho de Consultoria em Gestão descentralizada do SUAS”. Elaborado em outubro/2005 pela Consultora Maria Ângela Rocha Pereira.
CICONET, Rosane Mortari; MARQUES, Giselda Quintana; LIMA, Maria Alice Dias da Silva. Educação em serviço para profissionais de saúde do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU): relato da experiência de Porto Alegre-RS. Interface (Botucatu), Botucatu , v. 12, n. 26, Sept. 2008 .
LEOPARDI, Maria Terza; BECK, Carmem Lúcia Colomé, NIETSCHE, Elisabeta
Albertina; GONZALES, Rosa Maria Barcini. Metodologia da pesquisa na saúde.
Santa Maria: Pallotti; 2001.
Yin RK. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2ª ed. Porto Alegre: Bookman; 2001
SILVA, Luiz Anildo Anacleto da et al . Concepções educativas que permeiam os planos regionais de educação permanente em saúde. Texto contexto - enferm., Florianópolis , v. 20, n. 2, June 2011
SILVA LAA. Perspectivas de transcender na educação no trabalho: tendências da enfermagem latinoamericana [tese]. Florianópolis (SC): Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem; 2007.
TRENTINI, M.; GONÇALVES, L. H. T. Pequenos grupos de convergência: um
método no desenvolvimento de tecnologias na enfermagem. Texto e Contexto em Enfermagem (Florianópolis, SC), v. 9, n. 1, p.63-78, 2000.