Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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Pratica educativa como proposta de incentivo a instituição de educação permanente
Claudir Lopes da Silva

Resumo


A educação permanente estabelece diretrizes curriculares nacionais para a formação de profissionais de saúde, com perfil e competências orientados pelos princípios e diretrizes do SUS, possíveis de se realizar a partir de experiências de ensino desenvolvidas em cenários concretos de prática. Nos serviços que possuem atividades de enfermagem é responsabilidade do enfermeiro realizar a educação permanente de sua equipe. Objetivo: O objetivo deste estudo de caso é demonstrar a trajetória da aplicação de uma prática educativa na proposta de incentivar a implantação da educação permanente à equipe de enfermagem que presta assistência nos abrigos de alta complexidade de Porto Alegre. Métodos: trata-se de um relato de experiência de natureza descritiva, fazendo parte da prática educativa da Disciplina Práticas Educativas em Saúde, do mestrado profissional da Universidade do Vale Rio dos Sinos, desenvolvido com a equipe de enfermagem dos serviços de proteção especial anteriormente citados. Conclusão: A implantação da educação permanente nos serviços depende de diversos fatores que compreendem tanto os esforços dos profissionais, como o investimento dos gestores em oportunizar e incentivar a educação permanente. Este processo de aprendizado possibilita aos profissionais a reflexão crítica de suas práticas e a compreensão dos processos de trabalho nos quais estão inseridos, permitindo que repensem condutas e qualifiquem seus serviços.


Palavras-chave


Pratica educativa, enfermagem educação Permanente

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