Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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VER-SUS COMO ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO COMPLEMENTAR E INSERÇÃO NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
Yaná Tamara Tamara Tomasi, Gabriela de Nardi Souza, Julia Valeria de Oliveira Vargas Bitencourt, Alexander Garcia Parker

Resumo


Introdução: O VER-SUS é um projeto desenvolvido pelo Ministério da Saúde em parceria com entidades estudantis dos cursos da área da saúde e secretarias municipais de saúde, a fim de proporcionar a estudantes universitários vivências e estágios na realidade do Sistema Único de Saúde- SUS. Objetivos: Oferecer aos estudantes a oportunidade de conhecer e refletir sobre o SUS; promover a integração dos futuros profissionais à realidade da organização dos serviços; contribuir para o debate sobre o projeto político-pedagógico da graduação, além de superar a cultura de fragmentação do setor, permitindo que as diferentes profissões trabalhem de forma integrada (multidisciplinar). Método: Através de um estágio de vivência realizado nas diferentes regiões do país, oportuniza-se o convívio, a discussão da organização do sistema de saúde brasileiro e a aprendizagem crítica aos estudantes de diferentes cursos da saúde e afins, com imersão total e duração de 15 a 20 dias, o qual ocorre duas vezes ao ano, e conta com a participação de cerca de 40 pessoas (Viventes, Facilitadores e Apoiadores Locais). Resultados: Nos primeiros dias, a vivência possibilita aos participantes contextualizar a história do VER-SUS no Brasil e a história da saúde pública, sendo que após este período de formação, são realizadas visitas pelos serviços da região, contemplando a atenção primária, média e alta complexidade. Após as visitas, são promovidas discussões relacionadas aos serviços, contribuindo assim para a construção de um olhar ampliado e multiprofissional sobre as formas de fazer saúde. Conclusões: Através destas práticas é possível conhecer e refletir acerca do nosso sistema de saúde, pois, muitos dos estudantes que participam da atividade não têm contato com este cenário durante a sua graduação, o qual configura-se como um espaço de atuação para as diferentes áreas do conhecimento. Existem ainda muitas dificuldades a serem superadas a fim de que todos os cidadãos tenham a garantia plena de seu direito à uma saúde de qualidade. No entanto, iniciativas como esta possibilitam conhecer, refletir e melhorar a realidade na qual estamos inseridos, despertando o desejo de contribuir para a melhoria da atenção prestada, através de um atendimento equânime, resolutivo e de qualidade. Em síntese, este é um compromisso de todos nós, tanto da área da saúde quanto afins, pois, saúde é tida como resultante das condições de vida, e esta permeia pela atuação de todos os setores da sociedade.

Palavras-chave


Sistema Único de Saúde; Enfermagem; Educação.