Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
O TRABALHO DA ENFERMAGEM EM SERVIÇO DE HEMODIÁLISE NO SUS: IDENTIFICANDO OS RISCOS À SEGURANÇA DO PACIENTE
Letícia Lima Aguiar, Maria Vilani Cavalcante Guedes, Ilse Maria Tigre de Arruda Leitão, Roberta Meneses Oliveira

Resumo


A hemodiálise é considerada uma terapia renal substitutiva que trouxe importantes benefícios aos pacientes renais crônicos nas últimas décadas, como aumento da sobrevida e da qualidade de vida. No entanto, sabe-se que a realização deste tratamento pode envolver episódios que coloquem em risco a segurança do paciente. Esta é definida como a redução de riscos associados à assistência em saúde ao mínimo aceitável. Diante disso, a Enfermagem merece destaque no desenvolvimento de ações com vistas a reduzir os riscos no contexto ambulatorial e hospitalar. Assim, decidiu-se realizar esse estudo envolvendo a segurança dos cuidados de Enfermagem a pacientes em hemodiálise. Objetivo: identificar a existência e o manejo de riscos relacionados aos cuidados de Enfermagem em serviço especializado em hemodiálise. Método: estudo descritivo, qualitativo, realizado entre agosto e outubro de 2013, na unidade de diálise do maior hospital da rede pública de saúde do Ceará. A amostra foi formada por 25 trabalhadores de Enfermagem, sendo 7 enfermeiros e 18 técnicos de Enfermagem. A coleta de dados ocorreu mediante entrevista gravada e observação sistemática. Resultados: a maioria dos entrevistados (24) confirmou haver riscos associados ao cuidado. Alguns participantes designaram as intercorrências como fatores predisponentes a riscos, tais como distúrbios eletrolíticos, hemorragias, gravidade dos quadros clínicos, dentre outros. Estas intercorrências são inerentes à hemodiálise e podem predispor à ocorrência de eventos adversos. Uma minoria relatou que os pacientes não correm risco naquele ambiente. Na observação do trabalho da Enfermagem na unidade, percebeu-se a existência de inúmeros riscos associados à ausência de protocolos de segurança e de boas práticas, como no uso de medicamentos de alta vigilância (ex.: heparina); risco de procedimento errado (ex.: punção da fístula errada, quando o paciente possui duas: uma funcionante e outra não-funcionante); risco de falhas na comunicação entre profissionais nas transições de cuidado (paciente que é transferido de uma unidade para outra no intuito de dialisar); dentre outros. Conclusão: a equipe de Enfermagem deve desenvolver estratégias que minimizem os riscos durante a hemodiálise, considerado tratamento invasivo passível de riscos e eventos adversos. Logo, é preciso que ocorra a implementação de protocolos baseados em evidências e metas de segurança, garantindo qualidade no serviço prestado e satisfação ao paciente.

Palavras-chave


Trabalho da enfermagem ; SUS ; hemodiálise; segurança do paciente

Referências


ARAÚJO, A. C. S.; SANTOS, E. E. A importância das intervenções do enfermeiro nas intercorrências durante a sessão de hemodiálise. Cad. Saúde e Desenvolvimento, v. 1, n.1, p. 44-58, jul- dez, 2012.

BRASIL. Agência Nacional De Vigilância Sanitária. Segurança do Paciente e Qualidade em Serviços de Saúde. Brasília; v. 1, n. 1, jan-jul, 2011.

BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Comissão Nacional de Ética em Pesquisa. Resolução 466/2012. Normas para pesquisa envolvendo seres humanos. Brasília: Ministério da Saúde, 2012.

BRASIL. Vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por inquérito telefônico (VIGITEL). Brasília- DF, 2011.

CEARÁ. Hospital Geral de Fortaleza. Hospital Sentinela, 2012. Disponível em<http://www.hgf.ce.gov.br/index.php/component/content/article/13-servicos-/44201-hospital-sentinela> Acesso em: 21 de outubro de 2013.

MEDEIROS, A., J., S.; MEDEIROS, E., M., D. A assistência de enfermagem prestada no tratamento hemodialítico promovido junto ao portador de insuficiência renal crônica - Uma revisão de literatura. Rev. Rebes, Paraíba, v. 3, n. 2, p.13-17, abr. 2013.

WHO. World Health Organization. World Alliance for Patient Safety Forward Programme 2008-2009. World Health Organization: Geneva (Swi); 2010.