Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO FORTALECENDO O DESENVOLVIMENTO DAS PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE
Yaná Tamara Tomasi, Gabriela de Nardi Souza, Julia Valeria de Oliveira Vargas Bitencourt, Alexander Garcia Parker

Resumo


Introdução: O Processo pedagógico da enfermagem, com ênfase na educação em saúde, é compreendido como uma estratégia promissora no enfrentamento dos inúmeros problemas de saúde que afetam a população em seus contextos sociais (SOUZA et al, 2010). Diante disto, a ideia é que a ação, a interlocução e a atitude dos sujeitos ocupem lugar central nos acontecimentos. Na lógica da produção em saúde, refere-se ao papel de sujeitos autônomos e corresponsáveis na produção em saúde (BRASIL, 2010).  Objetivos: Oportunizar aos acadêmicos de um curso de graduação em enfermagem a experiência com metodologias ativas capacitando-os a estimularem a participação dos sujeitos nos processos de produção em saúde. Método: Proposição e aplicação de metodologias ativas para o desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem dos Fundamentos da Enfermagem, pois, a partir destes o acadêmico começa a sua reflexão e produção acerca dos cuidados em saúde. A apropriação progressiva destas metodologias oportuniza ao acadêmico a experiência com o método e aquisição de subsídios necessários à aplicação destes nas práticas de educação em saúde. Resultados: Por meio desta, temas implicados na formação do enfermeiro, tais como o processo de enfermagem, avaliação em saúde com apropriação semiológica e procedimentos técnicos se tornam atrativos e de fácil entendimento, tendo o acadêmico como coadjuvante do seu aprendizado. Para tanto, o acadêmico vivencia situações problemas envolvendo as temáticas abordadas, promovendo uma reflexão crítica sobre a situação anterior à vivência prática propriamente dita. O desenvolvimento de portfólios com assuntos que retratam situações da realidade, onde o acadêmico dialoga com autores que contextualizam o tema, permitindo a formulação de hipóteses e intervenções para o problema. As dramatizações permitem ao acadêmico expressar de forma lúdica o aprendido, consolidando o aprendizado em um formato divertido e atraente para si e seus colegas.  Conclusões: Espera-se que o acadêmico consiga perceber o quão mais significativo é o seu processo de aprendizado neste formato, onde métodos progressistas são inseridos no processo pedagógico. E com isso possa compreender a relevância que urge na atualidade, em inverter a lógica das práticas de educação em saúde, onde o sujeito desta prática deve necessariamente ser o seu interlocutor, para que, ao interagir neste processo, sinta-se parte integrante do mesmo, e motive-se na transformação de sua realidade em saúde.

Palavras-chave


Métodos; Educação em Saúde; Enfermagem.

Referências


BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. Acolhimento nas práticas de produção de saúde. 2. ed. 5. reimp. – Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2010. 44 p. : il. color. – (Série B. Textos Básicos de Saúde).

SOUZA, Leilane Barbosa [et.al]. Práticas de Educação em Saúde no Brasil: a atuação da enfermagem. Rev. enferm. UERJ, Rio de Janeiro, 2010 jan/mar; 18(1):55-60.