Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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A importância do diálogo aluno-escola visto pela perspectiva do psicodrama pedagógico.
Caroline Bitar da Cunha Olegario, Gabriela da Cunha Gomes, Raquel Lima Rocha

Resumo


O presente trabalho teve por propósito desenvolver uma reflexão sobre a visão do aluno quanto às dificuldades encontradas durante o processo de aprendizagem, de modo que através do psicodrama propicie a possibilidade de desempenhar papéis, transcendendo a perspectiva pessoal, passando a ser relacionado a um contexto mais amplo e social. Segundo Ramalho (2010), o psicodrama é uma das terapias de base fenomenológico-existenciais que tem caráter vivencial como a gestalt-terapia O psicodrama busca, então, fazer o indivíduo alcançar uma existência que seja autêntica, espontânea e criativa.Para a realização dessa pesquisa foi utilizado como método de coleta de dados a técnica de inversão de papéis do psicodrama com duas turmas do ensino médio de uma escola do Estado do Ceará. A dinâmica envolveu: dramatização, plateia, inserção dos participantes na cena e intensificação da participação grupal. Todas as dramatizações envolveram situações vivenciadas por eles.A partir da observação dos alunos que dramatizaram os papéis de aluno e coordenador, foi observado que é preciso investigar esses papéis para além das representações, como eles são vividos. Na instituição, no interior dos grupos das organizações, que se compõe a escola, sendo a base para estruturar os papéis representados por esses alunos, devendo levar em conta como os aspectos organizacionais e grupais se engrenam. Logo, a estrutura desse papel normativo da escola é caracterizado de forma cristalizada, onde a questão de um simples conserto dos ventiladores trás uma expectativa aos alunos para que o problema seja resolvido e a vivência de cada um no que diz respeito ao calor gerando a falta de concentração na aula, traz também angústia em relação à escola.A angústia de cada um é expressada na dramatização quando vem a tona novos personagens representando outros alunos, que se indignam com a situação. E a partir daí, de uma simples questão de um conserto de um ventilador, os alunos expressão a necessidade de serem ouvidos e compreendidos. A partir das análises realizadas em cima das dramatizações foi possível perceber que os alunos sofrem bastante com a deficiência da estrutura física da escola, tornando o ambiente um meio dificultador da aprendizagem, além da grande necessidade que os alunos dessa escola têm de serem compreendidos e, antes disso, ouvidos, sendo notavelmente visível a falta de diálogo entre alunos e demais partes da escola.


Palavras-chave


Psicodrama. Pedagogia. Diálogo.

Referências


BUSTOS, Dalmiro M. “O psicodrama: Aplicações da técnica psicodramática”, São Paulo: Ed. Summus, 1982.

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