Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
RODA DE CONVERSA: A INSERÇÃO DO IDOSO NO COTIDIANO
Claudiane Monsores de Sá Cavalcante, Regina Celia Marques de Mello

Resumo


O envelhecimento populacional tornou-se um fenômeno mundial. Já não é mais privilégio de poucas pessoas poderem chegar a uma idade avançada. No Brasil, na última década, houve um aumento de 3 anos na expectativa de vida. Entretanto, os idosos passaram a ser vistos como vítimas da solidão e de uma sociedade que os marginaliza. Diversas pesquisas demonstram haver uma correlação negativa entre participação em atividades sociais e depressão; e isso reforça a importância de atividades e a inserção de idosos em grupos sociais. As grandes modificações por que passa a sociedade, as novas tecnologias e o excesso de informações, exige uma capacidade de adaptação que nem sempre o idoso possui, acarretando afastamento do convívio social. Baseado nessa realidade foi implantada no Grupo Renascer, Programa desenvolvido no Hospital Universitário Gaffrée e Guinle/UNIRIO, a Roda de Conversa: conversação grupal em que os assuntos debatidos são escolhidos livremente pelos participantes, para que os idosos possam opinar sobre assuntos veiculados pelos meios de comunicação. Portanto, nosso objetivo é proporcionar aos idosos um espaço de discussão de temas atuais, como forma de inserção no cotidiano; proporcionar aos idosos espaço para falar sobre sua própria vida a partir dos temas propostos oferecendo um momento de sociabilidade e integração. A Roda de Conversa ocorre uma vez por semana, moderada por uma psicóloga da equipe e com uma hora de duração. Não há limite de vagas e a frequência é livre. O tema discutido é escolhido pelos idosos, sendo todos incentivados a dar sua opinião. Nas Rodas de Conversa os participantes são incentivados a discutir sobre um tema atual, divulgado pela mídia e expressando-se livremente, e ao escutar a si e aos outros, também estão estimulando sua memória. A cada semana observa-se um aumento da frequência na Roda de Conversa. Esse resultado demonstra a importância de se dar voz ao idoso, de proporcionar a ele a oportunidade de posicionamento frente ao que ocorre no mundo. A possibilidade de raciocinar exercita sua fala, sua escuta e sua leitura em relação aos acontecimentos, exerce uma melhora na autoestima. O isolamento sentido na família e na sociedade de uma maneira geral, é minimizado pelo sentimento que têm ao ver que suas opiniões são aceitas e respeitadas. Observa-se o desejo de saber, de informar-se e colocar suas opiniões no grupo. Participar da Roda de Conversa permite que se sintam amparados e acolhidos..

Palavras-chave


idosos; inserção social; atualidade

Referências


BRASIL. Ministério da Saúde. Atenção à Saúde da Pessoa Idosa e Envelhecimento. Pactos pela Saúde2006. v. 12, 2010

CAMARANO, A. M. Envelhecimento da População Brasileira: uma contribuição demográfica. In: FREITASet al. Tratado de Geriatria e Gerontologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002 p. 58 – 71.

DEBERT GG. A Reinvenção da Velhice: socialização e processos de reprivatização do envelhecimento.São Paulo: EDUSP,2010

FERRIGNO, J; LEITE, M. L. B; ABIGAIL, A. Centros e Grupos de Convivência de idosos: da conquista dolazer ao exercício da cidadania. In: Freitas, E. V. (Org.). Tratado de Geriatria e Gerontologia. 2. ed. Rio deJaneiro: Guanabara Koogan, 2006.