Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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IMPLANTAÇÃO DE SERVIÇO DE ATENÇÃO FARMACÊUTICA NA ESTRATÉGIA ESF EM DIVINÓPOLIS-MG: AVALIAÇÃO DE RESULTADOS CLÍNICOS
Gabriela Cristina Coelho Pereira, Elisa Brandão Grossi, Maria do Carmo Vilas Boas Sousa, Angelita Cristina de Melo, Simone de Araújo Medina Mendonça, Adriana Cristina Soares

Resumo


Introdução: O uso indevido de medicamentos leva a uma maior prevalência de condições crônicas de saúde e ao aumento dos custos dos cuidados de saúde. Por estas razões, o Sistema Único de Saúde (SUS) precisa adotar ações para evitar o agravamento da condição de saúde da população. A Atenção Farmacêutica consiste na prevenção, detecção e resolução de problemas potenciais ou reais relacionados aos medicamentos, através de um acompanhamento clínico individualizado do paciente pelo farmacêutico. OBJETIVOS Detectar os principais tipos de problemas relacionados a medicamentos (PRM’s) e suas causas, assim como detectar as medidas adotadas pelos profissionais de saúde (médicos e farmacêuticos) para a resolução de tais problemas. Método: Pesquisa realizada com 92 pacientes ambulatoriais, assistidos por um programa de atenção farmacêutica em uma unidade básica de saúde em Divinópolis (MG), durante um período de 2 anos e 4 meses. As variáveis de análise foram: perfil de doenças de acordo com CID-10, consumo de medicamentos; tipos de PRM; principais causas de PRM e intervenções, categorizadas conforme CIPOLLE et al. 2004. O banco de dados foi feito com a técnica de dupla digitação e processado pelo SPSS 16.0. Este estudo foi aprovado no Comitê de Ética em Pesquisa da UFSJ-CCO sob o número 007/2011. Resultados: Acompanharam-se 92 pacientes, sendo 64,0% do sexo feminino, com idade mediana de 63 anos. Houve relato de 320 problemas de saúde, que foram tratados com 579 medicamentos. Realizaram-se 359 consultas farmacêuticas. Detectaram-se um total de 316 PRM’s. As principais causas de PRM foram: interação medicamentosa 22,4%; efeito indesejável 15,9%; não há indicação 7,5%; frequencia inapropriada 6,8%; paciente prefere não tomar 6,1%. Estes PRM’s levaram a 307 intervenções para solucionar os problemas na farmacoterapia. Após o atendimento clínico com o farmacêutico, 90,0% dos pacientes com hipertensão arterial tiveram objetivo atingido, bem como 72,3% com diabetes mellitus tipo 2 e 90,3% com dislipidemia. Conclusão: A atenção farmacêutica prestada por um farmacêutico em uma Unidade Básica de Saúde foi fundamental para o estabelecimento de problemas relacionados a medicamentos e as suas causas, o que é essencial para a resolução do problema, e fornece evidência para a negociação com os gestores da saúde para a inclusão do profissional farmacêutico no SUS.

Palavras-chave


resultados; atenção farmacêutica; problema relacionado a medicamento

Referências


CIPOLLE, R.J.; STRAND, L.M.; MORLEY, P.C. Pharmaceutical Care Practice: the clinician’s guide. New York: McGraw-Hill, 2004. 2. ed. 394 p