Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
DINÂMICA DE GRUPO: INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DA EXPERIÊNCIA DO CEARÁ COM O PROGRAMA PROENSINO-SESA
Ana Paula Cavalcante Ramalho Brilhante, Maria de Fátima Bastos Nóbrega de Almeid, Antonia Cristina Jorge, Francisca Lucia Nunes de Arruda, Anair Holanda Cavalcante

Resumo


Introdução: O Programa Bolsa de Incentivo à Educação (PROENSINO-SESA) representa a construção e troca de saberes sistematizados entre serviço e instituição de ensino, visando contribuir com a formação dos futuros trabalhadores do SUS (Sistema único de Saúde) para que estes conheçam a complexidade da rede de Atenção e suas diretrizes no processo de organização dos serviços de saúde. Assegura aos alunos prática reflexiva, e educação permanente para os trabalhadores envolvidos no processo (SESA, 2013). Descrição da experiência: caracterizar a percepção dos preceptores, supervisores institucionais e bolsistas da primeira turma do Programa de Bolsa de Incentivo à Educação na Rede SESA – PROENSINO SESA, quanto ao desenvolvimento do programa. O estudo foi realizado com 18 participantes da oficina de avaliação ocorrida em dezembro de 2011. Utilizou-se dinâmica de grupo e entrevista individual, o instrumento utilizado foi a Escala de Likert com cinco alternativas, com “carinhas” que variava de (1) muito satisfatório a (5) insatisfatório. Efeitos alcançados: Quanto à atuação do preceptor e supervisor institucional, no acompanhamento dos bolsistas predominou como muito satisfatório (62,5% e 50%) respectivamente. Os resultados menos visíveis foram relacionados ao desenvolvimento de atividades voltadas para a aplicação da PEP (37,5%), 50% dos preceptores afirmaram que participavam no monitoramento do cumprimento do Plano de Trabalho do Bolsista- PTB. No que se refere ao processo de trabalho dos bolsistas nas Coordenadorias, os preceptores relataram que existe uma dissociação entre o conhecimento prévio dos bolsistas e a forma de atuação no SUS (62,5%). Outro ponto destacado como satisfatório pelos preceptores foi à organização de banco de dados, resultando em trabalhos científicos (50%). Quanto à inserção do bolsista no processo de trabalho das Coordenadorias, evidenciou-se a necessidade de voltar os olhares com mais empenho, visto que os entrevistados referiram aspectos a serem melhorados: maior integração das equipes, estabelecimento de prioridades de acordo com a demanda, fragilidades no planejamento de reuniões (37,5%). Recomendações: O PROENSINO apresentou resultado muito satisfatório no que se refere a possibilitar aos educandos o conhecimento das políticas públicas e processos de trabalho no SUS, aprimoramento das relações humanas, troca de saberes entre a academia e o serviço. Nesse sentido, é de fundamental importância sua implementação para o fortalecimento da integração ensino e serviço.

Palavras-chave


Integração ensino e serviço; educação permanente; preceptoria.

Referências


CECCIM, RB. Educação Permanente em Saúde: desafio ambicioso e necessário. Interface. Comunic.; saúde, Educ, v.9., n.16. p.161-77, set. 2004/fev.2005.

GOVERNO DO ESTADO DO CEARÀ. Secretaria da Saúde do Estado do Ceará. Coordenadoria da Gestão do Trabalho e Educação na Saúde. Manual do PROENSINO, 2013.