Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
CONVERSANDO SOBRE A CADERNETA DO ADOLESCENTE
Fernanda Tenório Lopes Barbosa, Natália Menezes Silva, Inácia Araújo Silva Viana, Maurina Lopes Andrade, Luciana Alves de Oliveira

Resumo


Caracterização do problema Embora exista uma diversidade de demandas nos serviços de saúde e constantes intervenções educativas, o tema DST/AIDS persiste entre o público jovem (BRASIL, 2013). Apesar da institucionalização da Caderneta do Adolescente pelos serviços de saúde (BRASIL, 2005), instrumento que poderia facilitar o trabalho da Estratégia de Saúde da Família (ESF), ela ainda não foi plenamente adotada nas escolas. Descrição da experiência A equipe PROPET-Saúde (subgrupo CAIS Jardim Guanabara III) em parceria com o serviço de saúde, elaboraram uma proposta que será desenvolvida nas escolas locais. As atividades educativas abordando o tema DST/AIDS esclarecem e contribuem na diminuição da ocorrência de doenças sexualmente transmissível no público mais jovem. A articulação entre equipes da ESF e escolas torna-se um caminho que possibilita conhecer a Caderneta do Adolescente como fonte de informações específicas para essa faixa etária. A equipe PROPET-Saúde fundamentada em informações locais organizou e propôs dinâmicas e atividades lúdicas que auxiliarão o trabalho da ESF nas escolas. Efeitos alcançados Além de contribuir com uma variedade de atividades e dinâmicas que poderão ser utilizadas por agentes comunitários de saúde e demais integrantes da ESF, esse momento vivenciado enriquece a formação acadêmica dos estudantes universitários, pois contribui no desenvolvimento de habilidades, como o planejamento e gestão, nem sempre presentes nas atividades diárias nos cursos da área da saúde. Desde a elaboração da proposta, percebeu-se um envolvimento dos atores tanto aqueles presentes no cotidiano dos serviços (gestores e servidores), como aqueles vinculados às instituições de ensino das iniciativas (estudantes e professores). Resultando em uma experiência que já sensibiliza os futuros profissionais de saúde na busca de estratégias que favoreçam a comunicação e aproximem a comunidade local dos serviços de saúde. Recomendação Continuidade de parcerias e iniciativas que promovam a intersetorialidade entre equipes de saúde e educação.

Palavras-chave


caderneta do adolescente; DST/AIDS; ESF;

Referências


BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Área de Saúde do Adolescente e do Jovem. Marco legal: saúde, um direito de adolescentes. Brasília: Ministério da Saúde, 2005.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais. Recomendações para a Atenção Integral a Adolescentes e Jovens Vivendo com HIV/Aids. Brasília: Ministério da Saúde, 2013.