Tamanho da fonte:
CONVERSANDO SOBRE A CADERNETA DO ADOLESCENTE
Resumo
Caracterização do problema Embora exista uma diversidade de demandas nos serviços de saúde e constantes intervenções educativas, o tema DST/AIDS persiste entre o público jovem (BRASIL, 2013). Apesar da institucionalização da Caderneta do Adolescente pelos serviços de saúde (BRASIL, 2005), instrumento que poderia facilitar o trabalho da Estratégia de Saúde da Família (ESF), ela ainda não foi plenamente adotada nas escolas. Descrição da experiência A equipe PROPET-Saúde (subgrupo CAIS Jardim Guanabara III) em parceria com o serviço de saúde, elaboraram uma proposta que será desenvolvida nas escolas locais. As atividades educativas abordando o tema DST/AIDS esclarecem e contribuem na diminuição da ocorrência de doenças sexualmente transmissível no público mais jovem. A articulação entre equipes da ESF e escolas torna-se um caminho que possibilita conhecer a Caderneta do Adolescente como fonte de informações específicas para essa faixa etária. A equipe PROPET-Saúde fundamentada em informações locais organizou e propôs dinâmicas e atividades lúdicas que auxiliarão o trabalho da ESF nas escolas. Efeitos alcançados Além de contribuir com uma variedade de atividades e dinâmicas que poderão ser utilizadas por agentes comunitários de saúde e demais integrantes da ESF, esse momento vivenciado enriquece a formação acadêmica dos estudantes universitários, pois contribui no desenvolvimento de habilidades, como o planejamento e gestão, nem sempre presentes nas atividades diárias nos cursos da área da saúde. Desde a elaboração da proposta, percebeu-se um envolvimento dos atores tanto aqueles presentes no cotidiano dos serviços (gestores e servidores), como aqueles vinculados às instituições de ensino das iniciativas (estudantes e professores). Resultando em uma experiência que já sensibiliza os futuros profissionais de saúde na busca de estratégias que favoreçam a comunicação e aproximem a comunidade local dos serviços de saúde. Recomendação Continuidade de parcerias e iniciativas que promovam a intersetorialidade entre equipes de saúde e educação.
Palavras-chave
caderneta do adolescente; DST/AIDS; ESF;
Referências
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Área de Saúde do Adolescente e do Jovem. Marco legal: saúde, um direito de adolescentes. Brasília: Ministério da Saúde, 2005.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais. Recomendações para a Atenção Integral a Adolescentes e Jovens Vivendo com HIV/Aids. Brasília: Ministério da Saúde, 2013.