Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
LINHA DE CUIDADO E CLINICA AMPLIADA: ESTRATÉGIAS PARA ENFRENTAMENTO DA HIPERTENSÃO ARTERIAL E DIABETES MELLITUS
Patricia Feitoza Santos, Percy Galimbertti Catanio, Kamila Arruda Pedrosa, Luciano Miranda Sá Filho, José Reginaldo Pinto

Resumo


Introdução: No Brasil a Diabetes e Hipertensão Arterial são responsáveis por mortes, hospitalizações, amputação de membros e representa 62,1% dos diagnósticos em pacientes com insuficiência renal crônica submetidos a diálise. A construção da Linha de Cuidado e Clinica Ampliada para Diabetes e Hipertensão são estratégias inovadoras que valorizam a integralidade, equidade, humanização, resolubilidade, o controle social e a interdisciplinaridade, superando o modelo biomédico prevalente. Metodologia: Após análise observacional, constata-se que o atendimento aos pacientes portadores de Diabetes e Hipertensão nos municípios não está voltado para a identificação de riscos, diagnóstico precoce, complicações e tratamentos adequados. Essa constatação exige uma postura reflexiva sobre a importância do enfrentamento com estratégias eficazes. Discussão: A hipertensão arterial e diabetes são doenças crônicas. Há repercussões globais como mortes prematuras, perda da qualidade de vida, impacto econômico para famílias e sociedade, e individuais, como a frustração de planos de vida. Assim é importante adotar medidas para o gerenciamento da condição crônica e de suas repercussões na vida das pessoas como a implementação das Linhas de Cuidado e Clinica Ampliada. A primeira expressa os fluxos assistenciais garantidos ao usuário objetivando atender suas necessidades de saúde3 A segunda refere-se a uma nova forma onde é necessário investigar o convívio dos doentes com as pessoas e outros fatores que interferem no desenvolvimento da doença. Desse modo a clínica ampliada possibilita a atenção de modo individualizado e coletivo, e não a simples fragmentação do sujeito a objetos ou doenças. Observa o sujeito de forma singular priorizando a capacitação profissional, a interdisciplinaridade e intersetorialidade. Resultados: Ao implementar a linha de cuidado, os profissionais de saúde trabalham em conjunto se responsabilizando pelos pacientes. A clínica ampliada busca a complexidade do processo de adoecimento pressupondo uma clínica interdisciplinar. Assim, o profissional desenvolve a capacidade de ajudar as pessoas, não só combatendo as doenças, mas transformando-a em algo que não impeça qualidade de vida. Conclusão: A adoção das Linhas de Cuidado e da Clinica Ampliada pressupõe a integração da equipe multiprofissional, inserção da clientela e construção de vínculos, elaboração do projeto terapêutico e ampliação dos recursos de intervenção sobre o processo saúde-doença.

Palavras-chave


Linha de Cuidado; Clinica Ampliada; Hipertensão e Diabetes

Referências


1-BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção a Saúde. Departamento de Atenção Básica. Hipertensão Arterial Sistêmica para o Sistema unico de saúde. Brasília :Ministério da saúde . Caderno de Atenção Básica;16. (Série A. Normas e manuais técnicos) 58p, 2006.

2-OMS. Organização Mundial de Saúde. Cuidados inovadores para condiçõescrônicas: componentes estruturais de ação: relatório mundial. OrganizaçãoMundial da Saúde – Brasília, 2003.

3-FREITAS, M. C.; MENDES, M. M. R. Condição crônica: análise do conceitono contexto da saúde do adulto. Rev. Latino-am. Enfermagem, v.15, n. 4,p. 590-597, jul./ago., 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rlae/v15n4/pt_v15n4a11.pdf>. Acesso em: 15 Nov.2013