Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
RELATO DE EXPERIÊNCIA EXITOSA EM UM SERVIÇO DE PÉ DIABÉTICO DE UM CENTRO INTEGRADO DE REFERÊNCIA SECUNDÁRIA VIVA VIDA E HIPERDIA EM MINAS GERAIS
Rogério Coimbra Magalhães Coimbra Silva

Resumo


O Diabetes mellitus (DM) encontra-se relacionado a graves complicações micro e macro vasculares, dentre as quais destaca-se o pé diabético, que tem muitas vezes consequências devastadoras que podem implicar em amputação dos membros inferiores (MACEDO et al., 2001). O Centro Integrado de Referência Secundária Viva Vida e Hiperdia (CIRSVVH)/Fundação de Saúde em Santo Antônio do Monte – MG possui o serviço de Pé Diabético, em que é desenvolvido o Projeto: “De Pé Feliz”,  responsável pela população estratificada em alto e muito alto risco dos 13 municípios da região de saúde Divinópolis/Santo Antônio do Monte, que tem por objetivo a capacitação dos profissionais da APS, Centros Hiperdias Minas acerca do Screening da Neuropatia Diabética identificados pela APS e atender compartilhadamente com APS usuários que possuem lesões decorrentes do DM. Todas as ações são desenvolvidas por equipe multidisciplinar composta por enfermeiro, psicólogo, nutricionista, farmacêutico, fisioterapeuta, assistente social, endocrinologista, cardiologista e angiologista. A atenção aos usuários está focada na educação em saúde visando o autocuidado apoiado; a adesão dos usuários por meio da negociação/pactuação de metas assistenciais propostas pela equipe multidisciplinar negociadas com os usuários; promover comunicação efetiva com a APS acerca do tratamento adequado ao portador de lesão. A usuária mantinha hábitos diários nocivos à saúde e só tomou consciência da gravidade após o surgimento de lesões na região tibial posterior. Iniciou então o tratamento na APS e imediatamente foi encaminhada ao CIRSVVH que traçou conjuntamente plano de cuidado multidisciplinarmente com foco no autocuidado e para monitoramento pela APS. Com a participação ativa da usuária por meio do empoderamento da sua condição crônica, aderiu integralmente ao pacto de cuidado acertado entre a mesma, a equipe do CIRSVVH com a supervisão da APS. Por fim a usuária alcançou a completa cicatrização das lesões decorrentes do DM e permanece em acompanhamento pela equipe do CIRSVVH e APS para manutenção do bom controle da HAS e do DM.

Palavras-chave


pé diabético; atendimento multidisciplinar; atenção secundária

Referências


MACEDO, G; Pedrosa H. C.; Ribeiro J. F. Abordagem clínica e terapêutica do pé diabético. In: Vilar L, organizador. Endocrinologia Clínica. 2ª ed. Rio de Jaeiro: Medsi; 2001. p. 671-685.