Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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CONHECIMENTO(DES) DE PESSOAS DIABÉTICAS HOSPITALIZADAS PARA PROMOÇÃO DO AUTOCUIDADO
Glória Yanne Martins de Oliveira, Consuelo Helena Aires de Freitas, Lidyane Parente Arruda, Fabiane da Silva Severino Lima, Ana Lívia Araújo Girão, Patrícia Freire de Vasconcelos

Resumo


O Diabetes Mellitus (DM) se caracteriza como um grupo heterogêneo de distúrbios metabólicos que apresentam, em comum, a hiperglicemia. A maioria dos pacientes com DM tipo 2 - a forma presente em 90% a 95% dos casos - apresenta sobrepeso ou obesidade (SMELTZER et al., 2011), sendo este, portanto, o foco deste estudo. A educação em saúde ao indivíduo com DM é uma das principais atividades para um melhor controle da doença, visto que é através da informação e do conhecimento sobre os aspectos que envolvem o adoecimento que se consegue uma maior adesão ao tratamento e, consequentemente, um maior controle da doença. O estudo tem como objetivo investigar o conhecimento(des) de pessoas diabéticas acerca do adoecimento e autocuidado à saúde, sendo realizados estudos de casos com quatro usuários adultos hospitalizados. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de estudo de casos múltiplos desenvolvido com quatro pessoas adultas diabéticas no período de abril e maio de 2013. Para coleta de dados foi utilizado check-list, formulário para busca ao prontuário e entrevista semi-estruturada associada à observação. Este estudo é parte de um projeto guarda-chuva da pesquisa intitulada “Ensinando o cuidado à saúde ao paciente e cuidador para o domicílio: Intervenções de enfermagem em situações de hipertensão arterial e Diabetes Mellitus” desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa Saúde do Adulto e Família da Universidade Estadual do Ceará, que possui aprovação do comitê de ética do hospital, No 140601/07. Os resultados demonstram que as dúvidas acerca do adoecimento e dos cuidados necessários foram relatadas pela maioria dos usuários entrevistados, visto que os conhecimentos obtidos, muitas vezes, não conseguem ser incorporados na totalidade do cotidiano de suas vidas. Esse fato é alvo de preocupação, pois, para uma melhor adesão por parte do usuário, não basta que o profissional transmita informações repetitivas, é necessário, antes de tudo, que haja diálogo e entendimento entre profissional e usuário para que o plano terapêutico seja construído tendo por base as especificidades de cada sujeito.

Palavras-chave


1. Diabettes Mellitus tipo 2. Enfermagem. Educação em saúde.

Referências


SMELTZER, S.C. et al. Tratado de Enfermagem Médico-Cirúrgica. 12ª ed, Guanabara Koogan, 2011.