Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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OUVIDORIA ITINERANTE NO MUNICÍPIO DE OEIRAS DO PARÁ
Antonia Denize Cardoso Damasceno

Resumo


Com a concepção do uso das estratégias de Ouvidoria Ativa que disseminam informações colaborando para educação em saúde, com objetivo de mobilizar o cidadão para uma postura critica e de transparência em relação ao SUS, visando, em última instância, maior participação, inclusão e governança cidadã sobre as políticas públicas de saúde, a Ouvidoria do 13°CRS para o ano de 2013 programou e realizou ações de divulgação e sensibilização da população para a utilização do canal de Ouvidoria. Para cumprimento das ações programadas foram realizadas abordagens aos cidadãos que se encontravam nos ambientes de atendimento de cada Unidade de Saúde e algumas vezes nas proximidades, através de uma entrevista, aplicando um questionário contendo 05 perguntas que avaliavam a equipe, a unidade e o atendimento nos últimos 06 meses no referido município; tendo como público alvos maiores de 18 anos de idade, com o objetivo de avaliar através de dados amostrais como anda a satisfação do cidadão com relação ao atendimento prestado pelo SUS, e assim gerar um relatório que possa ser utilizado pela gestão para analise e adequação da situação real da saúde nas localidades pesquisadas. Foram entrevistados os cidadãos residentes nas localidades visitadas, sendo elas: ESF Marapira, ESF Marituba, UXI-Estrada, P.S Nova América, Unidade Básica de Saúde Central e o H.P.P. de Oeiras do Pará, todos pertencentes ao município de Oeiras do Pará, o qual possui localização de difícil acesso, principalmente nesse período do ano, quando ocorrem constantes chuvas, deixando as estradas intrafegáveis. Grandes foram às experiências trocadas entre cidadão e Ouvidoria, muitas informações e situações de uma comunidade cheia de esperanças e necessidades, a contínua diversidade que o nosso país oferece, aventuras de conhecer lugares novos, a gratificação de chegar a um local definido, o enfrentamento das dificuldades, os costumes, os detalhes peculiares de cada localidade, enfim uma ação que pretende modificar todos os elementos deste acontecimento, Cidadãos, Gestão, Ouvidoria e SUS. Espera-se que de fato seja levando em conta a referida pesquisa, para que todos os interessados consigam ampliar suas expectativas de melhorias para ambos os lados, com análises, sugestões e atitudes, fundamentadas na real necessidade do município.

Palavras-chave


Ouvidoria do SUS

Referências


SILVA,B. M. D.. A Ouvidoria Pública como Instrumento de Controle das Ações da Secretária de Saúde do Pará. 2010. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Federal de Rio Grande do Norte, Natal, RN, 2010.

 

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