Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
PROMOÇÃO DA SAÚDE AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: A CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA (PSE)
Jessica Cezário de Sousa, Vitor Oliveira Lopes e Silva, Anny Cristina da Silva Cunha, Wirley Alves de Mendonça Júnior, Andréa de Paula Campos, Luciana Alves de Oliveira

Resumo


Caracterização do problema Os problemas inerentes ao meio ambiente perpassam diversos espaços da comunidade e demandam iniciativas intersetoriais. Cada vez mais, torna-se necessário estimular a conscientização da população quanto à importância da saúde ambiental e do desenvolvimento sustentável (RADICCHI; LEMOS, 2009). Espera-se que a sensibilização dos jovens por meio de abordagens sobre poluição, atmosfera, água, aquecimento global, efeito estufa, reciclagem de lixo, entre outros, favoreçam a adoção de comportamento ecologicamente saudável. Descrição da experiência Em uma perspectiva emancipadora, o PSE pressupõe a articulação das redes públicas de saúde e de educação (BRASIL, 2007). Visando a sustentabilidade das ações, o PROPET-Saúde da Universidade Federal de Goiás, subgrupo CAIS Jardim Guanabara III, elaborou material educativo, que servirá como norteador e/ou apoio para as equipes da Estratégia da Saúde da Família (ESF) durante a realização de ações nas escolas. Assim, foram organizadas propostas de atividades como confecção de brinquedos com materiais recicláveis, organização de feira de ciências, ações lúdicas que abranjam temas como aquecimento global, efeito estufa, água, reciclagem de lixo. As propostas consideraram a realidade local, bem como a possiblidade e ampliação do envolvimento dos estudantes da rede pública de ensino. O material proporcionará as equipes da ESF, uma ferramenta que estimulará a responsabilidade compartilhada em crianças e jovens estudantes. Efeitos alcançados A implementação de estratégias sustentáveis que contribuirão na consolidação das metas do PSE e do Sistema Único de Saúde em seus princípios e diretrizes, está ocorrendo em um exercício multidisciplinar e multiprofissional que abrangem profissionais da saúde e da educação. Outro efeito alcançado é o incentivo à promoção da saúde ambiental entre o crianças e jovens, estimulando a percepção sobre a corresponsabilidade individual que todos nós temos na preservação do meio ambiente. Recomendações Recomenda-se a continuidade do planejamento e execução intersetorial entre educação e saúde, como também o envolvimento de toda comunidade escolar.

Palavras-chave


Saúde ambiental; PSE; intersetorialidade

Referências


BRASIL. Ministério da Saúde. Decreto n. 6.286, de 05 de dezembro de 2007. Programa Saúde na Escola (PSE). Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6286.htm>. Acesso em: 19 set. 2013.

RADICCHI, A.L.A.; LEMOS, A.F. Saúde Ambiental. Belo Horizonte: Nescon/UFMG, Coopmed, 2009.