Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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EDUCAÇÃO EM SAÚDE APLICADA SOBRE AS TÉCNICAS DE ADAPTAÇÃO DO RECÉM-NASCIDO À VIDA EXTRA-UTERINA REALIZADAS PELA EQUIPE DE SAÚDE EM UMA MATERNIDADE PÚBLICA DO ESTADO DO AMAZONAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Yara Nayá Lopes de Andrade, Cheila Maria Lins Bentes, Tâmille de Souza Vieira, Clyvia Rosse da Silva

Resumo


Introdução: As primeiras 24 horas de vida de um recém-nascido (RN) são marcadas por uma série de adaptações de diversos órgãos e sistemas, necessários para uma adequada transição da vida intra-uterina para a extra-uterina. No Brasil, foi instituída a IHAC como uma política de saúde pública voltada para a humanização da assistência na maternidade, redução das taxas de morbimortalidade neonatal e infantil. Esta passagem vivenciada pelo RN necessita de uma assistência hospitalar eficiente onde os neonatos devem ser monitorados pela equipe especializada. Este estudo propôs a realização de uma educação em saúde aplicada aos procedimentos realizados para adaptação do RN à vida extra-uterina a fim de melhorar o atendimento oferecido pelos profissionais, embasadas em novas técnicas exigidas pelo Ministério da Saúde.Descrição da experiência:Os acadêmicos realizam um trabalho de educação em saúde utilizando recursos audiovisuais, elaborando vídeos didáticos de curta duração (5 a 8 minutos), palestras e orientações quanto à utilização de novas técnicas de adaptação do RN. Foram observadas as atuação nos procedimentos de atendimento imediato e mediato ao RN. Durante o acompanhamento foi notório a deficiência no empenho da equipe em relação à humanização no atendimento e permanência do RN na maternidade. Resultados: Os resultados foram satisfatórios quanto à exposição das informações e assimilação da equipe multiprofissional quanto à importância da implantação de novas técnicas de atendimento preconizadas pelo MS na busca de um atendimento humanizado. O método de instrução foi capaz de atualizar as técnicas de aplicabilidade do cuidado gerando reflexões e estimulando o processo de ensino-aprendizagem da equipe, buscando um processo de educação permanente constante. Conclusão: As contribuições para o conhecimento da assistência especializada ao RN nos cuidados das primeiras horas de vida foram de imensa importância promovendo a humanização e o despertar para as novas técnicas e atualidades promovendo um melhor atendimento ao nascimento e acompanhamento do RN. A equipe acredita que foi uma ação que exigiu muita responsabilidade, domínio e humildade na exposição das ideias e informações tendo em vista ainda serem alunos de graduação, porém foi uma experiência muito positiva para o crescimento profissional/social dos acadêmicos.

Palavras-chave


Recém-nascido; Cuidados de Enfermagem, Humanização; Educação permanente.

Referências


Kimura Amélia Fumiko, Yoshitake Ana Paula Moracci, Bueno Mariana, Belli Maria Aparecida de Jesus. Avaliação da função respiratória do recém-nascido no período neonatal imediato. Rev. Bras. Enferm, Dez 2009; 62(6): 850-855. Disponível em: http://www.scielo.br. Acesso em: 19 de Novembro de 2013.

Ministério da Saúde (BR). Disponível em:<http://portal.saude.gov.br>. Acesso em: 19 de Novembro de 2013.