Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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A OUVIDORIA DO SUS: IMPACTO E DESENVOLVIMENTO, EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO 13°CRS/SESPA.
Antonia Denize Cardoso Damasceno

Resumo


O papel que a Ouvidoria vem desempenhar na gestão de saúde publica destaca um mundo de desafios a serem superados, que envolve do primeiro contato as demais atividades que vão compor todo esse processo. Partindo dessa ideia, apresentaremos aqui algumas experiências vivenciadas durante o processo de implantação da Ouvidoria do SUS no 13°CRS/SESPA que jurisdiciona os municípios de Baião, Cametá, Limoeiro do Ajurú, Mocajuba e Oeiras do Pará, no período de dezembro 2010 a Agosto de 2013. Vale ressaltar que no caso do município de Cametá, fazem parte a SMS, o Hospital Regional e o Escritório Regional do 13°CRS.O desafio da implantação do Sistema de Ouvidoria do SUS, em nossa região está sendo uma grande oportunidade para conhecer e ampliar nossos aprendizados nas atividades profissionais que desenvolvemos na área de Ouvidoria; a realidade do 13°CRS é como de quase todas Regionais de saúde no Pará, os municípios pertencentes possuem suas localizações consideradas próximas do município sede, no entanto com dificuldades de acesso, levando em conta as influências naturais que ocorrem nos períodos do ano, como chuvas e etc.Planejamos e executamos as ações de Ouvidoria Itinerante nos cinco munícipios, realizando uma pesquisa de satisfação do atendimento ofertado pelo SUS nas localidades consideradas de difícil acesso, com intuito de atuar junto à população colhendo dados que poderão se utilizados no contexto da realidade da saúde publica em cada município; essas ações foram trabalhosas mais gratificantes pelas conquistas.Das dificuldades encontradas nesse período de trabalho, a principal ainda é a gestão influenciada politicamente que tenta atuar com descaso quanto a Ouvidoria do SUS; a falta de estrutura para atuação de fato do sistema nos órgãos; a falta de reconhecimento do “Ouvidor” como cargo/função reconhecido legalmente, tendo em vista que muitas vezes quem ocupa a função de Ouvidor, também ocupa outras funções e não recebe nem uma gratificação e/ou algum reconhecimento pelo importante papel que está desenvolvendo na sua instituição, isso desestimula muito as atividades, pois, constantemente temos queixa dos profissionais que atuam na Ouvidoria quanto às responsabilidades que exige as atividades, colocando em diversas situações junto aos colegas de trabalho e chefias nos órgãos. Poderíamos dizer diante desta realidade que atuar na Ouvidoria é um trabalho desafiador em todos os sentidos.

Palavras-chave


Ouvidoria do SUS

Referências


MENDES,E.V.. As redes de Atenção à saúde. Organização Pan-Americana de Saúde-representação Brasil, 2º edição, Brasília-DF 2011.

 

BRASIL. Ministério da Saúde. Departamento de Ouvidoria Geral do SUS. Série D. Reuniões e Conferências-Oficina de Ouvidorias do SUS, Brasília-DF, 2005.

 

 

DICIONÁRIO MICHAELIS ONLINE, Disponível em:<http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues>.

 

NORMAS TÉCNICAS DA ABNT. Disponível em: http://www.trabalhosabnt.com/regras-normas-abnt-formatacao. Acesso em: 17 maio de 2013.