Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
PROPET-SAÚDE CONTRIBUINDO PARA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NAS ESCOLAS
Carla Danielle Dias Costa, Ellen Cássia Pereira Gomes, Carla Cristina da Conceição Ferreira, Luciana Alves de Oliveira

Resumo


Caracterização do problema A preocupação em promover uma alimentação saudável nas escolas tem sido foco da atenção de políticas públicas relacionadas às áreas de saúde e de educação por meio do Programa Saúde na Escola (PSE) (BRASIL, 2007).  Ainda há limitações na concretização das metas previstas nesse programa. Nutricionistas, equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e escolas de Goiânia, ainda buscam estratégias que sejam exequíveis nas condições locais. Descrição da experiência A Portaria n.1.010/2006 (BRASIL, 2006) estabelece diretrizes nacionais para a promoção da alimentação saudável nas escolas com o objetivo de propiciar a adesão da comunidade escolar a hábitos alimentares saudáveis e atitudes de autocuidado e promoção da saúde. A parceria entre Universidade Federal de Goiás (UFG) e Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia por meio do projeto PROPET-Saúde, possibilitou a elaboração de um material que será uma das ferramentas de apoio para as ESF realizarem trabalho educativo. Assim, considerando dados coletados a partir da técnica da estimativa rápida, sobre a necessidade de atenção à saúde de crianças e adolescentes de 5 a 19 anos, iniciou-se em maio de 2013 o trabalho coletivo na elaboração de um material que será utilizado pelas equipes de saúde. Efeitos alcançados Monitores PROPET-Saúde sob a orientação de preceptoras e tutora elaboraram atividades educativas relacionadas à alimentação saudável e aos distúrbios alimentares para três grupos etários distintos. Foram adotadas metodologias e linguagem simples para facilitar a compreensão e execução por todos os integrantes das equipes da ESF. Essa experiência proporcionou um exercício multidisciplinar e multiprofissional, favorecendo a implantação de estratégias sustentáveis que contribuirão na consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) em seus princípios e diretrizes. Possibilitou a vivência dos monitores em um contexto voltado para promoção da saúde e prevenção de agravos por meio de ações educativas que serão aplicadas continuamente. Espera-se que essa experiência influencie as práticas desses futuros profissionais e contribua com as equipes da ESF para execução de ações para formação de hábitos para uma alimentação saudável. Recomendação O SUS preconiza políticas públicas que envolvam a intervenção por meio da educação nutricional, portanto, recomenda-se a manutenção da sensibilização das equipes de saúde da SMS e escolas para o êxito do PSE.

Palavras-chave


alimentação saudável; escola; PSE

Referências


BRASIL. Ministério da Saúde/Ministério da Educação. Portaria Interministerial n. 1.010, de 08 de maio de 2006. Disponível em: <http://dtr2004.saude.gov.br/sas/legislacao/portaria1010_08_05_06.pdf>. acesso em 15 set 2013.

BRASIL. Ministério da Saúde. Decreto n. 6.286, de 05 de dezembro de 2007. Programa Saúde na Escola (PSE). Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6286.htm>. Acesso em: 19 set. 2013.