Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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UMA ANÁLISE COMPARATIVA DE PROJETOS PEDAGÓGICOS DE PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE E A FORMAÇÃO PARA O SUS
Elenita Sureke Abilio, Conrado Neves Sathler, Catia Paranhos Martins

Resumo


Introdução: Este projeto se destina a pensar no contexto da pós-graduação lato sensu no Brasil, a partir do estudo histórico e documental analítico das perspectivas que se abrem no processo de construção e implementação de Políticas Públicas para a formação profissional, focando o Programa da Residência Multiprofissional em Saúde (RMS). Refere-se à pesquisa dos modelos pedagógicos pensados para os programas de RMS e a necessidade de adaptações curriculares considerando as inovações metodológicas no campo da Saúde. Essas estratégias visam principalmente contribuir para a reorientação do modelo, investindo na Integralidade da Atenção à Saúde, sejam elas nos modos de formar como nos modos de intervir, na pesquisa científica e na necessidade de atendimento às inovações em Saúde. Objetivos: Contribuir com a área de conhecimentos da Educação em Saúde, por meio da análise de projetos pedagógicos de Programas de RMS, tendo como referencial as políticas do Sistema Único de Saúde. Metodologia: O método da pesquisa é o descritivo analítico de abordagem qualitativa. Serão tomadas para a construção das referências documentais a legislação das RMS, bem como da Política de Humanização e de Educação Permanente em Saúde. Serão solicitados os projetos pedagógicos, regimentos internos, regulamentos internos e regimentos dos conselhos gestores dos programas de RMS com projetos multiprofissionais que contemplem as profissões de Enfermagem, Nutrição e Psicologia nas quais os hospitais sejam as instituições executoras e que os cenários de práticas não sejam somente hospitalares. Obedecendo às exigências éticas previstas na Resolução Nº196/96 do Conselho Nacional de Saúde, a pesquisa será registrada e aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa e os sujeitos da pesquisa assinaram o Termo de Consentimento Institucional. Resultados: A partir dos resultados almeja-se contribuir para a qualificação dos Programas RMS e promover as adaptações curriculares necessárias para atender as novas demandas no campo da Educação Superior, potencializando as atividades já desenvolvidas e apreciando os valores preconizados pelo SUS, incluindo nessa a formação para a complexidade da intervenção. Conclusão: A RMS constitui um projeto em (re) construção, por ter mobilidade pedagógica, precisa de adaptações e mudanças para atender aos preceitos do SUS. Uma proposta de ação estratégica para transformar a organização dos serviços e dos processos formativos, as práticas de Saúde e as práticas pedagógicas implicariam trabalho articulado entre o sistema de Saúde e as instituições formadoras. Colocaria em evidência a formação para a área da Saúde como construção da educação em serviço/Educação Permanente em Saúde: agregação entre desenvolvimento individual e institucional, entre serviços e gestão setorial e entre Atenção à Saúde e Controle Social.

Palavras-chave


Educação em Saúde, Projeto Pedagógico, inovações tecnologicas, inovações relacionais

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