Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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O ASSENTAMENTO RURAL CHE GUEVARA COMO ESPAÇO DE PRÁTICA DE ENSINO NA COMUNIDADE: ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR DOS CURSOS DA ÁREA DA SAÚDE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE - CAMPUS DE LAGARTO
Rosiane Dantas Pacheco, Aline Reboucas Dielle, Dailiny Juliane Santos, Danielly Goncalves dos Santos, Franciele de Jesus Santana, Lays Brandao Mota, Maria Wiliane do Nascimento Cunha, Priscila Evangelista de Lima, Rafael Norio Makibara, Thais Santos de Matos, Wilma Gois Santos, Marianne Nascimento Andrade, Raphael Andrade Almeida, Raquel de Oliveira Santos, Samiris Alves da Silva, Ândria Silveira Almeida

Resumo


O movimento pela Reforma Sanitária no Brasil gerou e gera constantes necessidades de transformações da estrutura curricular dos cursos de graduação em Saúde no País. Há 20 anos a Rede Unida discutia as mudanças no ensino em saúde e as Diretrizes Curriculares Nacionais, considerando o aluno como sujeito do processo da aprendizagem e o professor como facilitador e mediador deste processo. Para que o acadêmico alcance as competências apontadas nas diretrizes, os projetos políticos pedagógicos dos cursos de saúde do campus de Lagarto da Universidade Federal de Sergipe aponta atividades interdisciplinares no ciclo comum. Uma dessas atividade é a PEC - Práticas de Ensino na Comunidade. Quinze acadêmicos sob a mediação de uma docente desenvolvem suas atividades teórico-prática em um assentamento rural localizado aproximadamente a 6 km da unidade de saúde. Durante a atividade os alunos conheceram a Unidade de Saúde, a equipe de saúde da família e de saúde bucal e a rede de saúde do município. Em seguida, foi feito um passeio ambiental, com o objetivo de reconhecer o território e construir um mapa dinâmico. Para observar os principais determinantes em saúde, os alunos dialogaram com as famílias individualmente e em seguida realizaram uma oficina com o propósito de conhecer um pouco mais os problemas enfrentados pela comunidade. Fizeram uma avaliação dos princípios da atenção primária e nos próximos meses iniciarão atividades de planejamento e programação local em saúde. Observa-se que os pontos positivos mais destacados pela população foi a moradia construída através de recursos de projetos governamentais, a tranquilidade, infraestrutura básica como rede de abastecimento de água e eletricidade. No entanto percebem-se algumas casas de pau a pique, dificuldade de acesso a educação, saúde, transporte, trabalho e lazer. Em períodos de chuva a comunidade fica isolada devido a cheia do Rio Machado. A terra é imprópria para a produção, o que dificulta o cultivo e a sobrevivência das famílias que tem como principal renda a bolsa família. A primeira oficina foi realizada no centro comunitário. Durante o acolhimento foi feito uma dramatização retratando situações observadas pelos alunos. A comunidade foi estimulada a fazer uma reflexão crítica da realidade e a perceber o seu papel social. Essas atividades foram e serão importantes na formação de profissionais sensíveis a realidade e produtores de saúde.

Palavras-chave


diretrizes curriculares;prática de ensino na comunidade;atenção primária a saúde

Referências


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