Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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EDUCAÇÃO PARA SEXUALIDADE COM ADOLESCENTES EM UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE SOBRAL – CE – A EXPERIÊNCIA DOS MONITORES DO PET SAÚDE
Carlos Romualdo Carvalho e Araújo, Francisco Gilmário Rebouças Junior, Francisca Dulcinalda de Paulo Braga, Maria Socorro de Araújo Dias, Maristela Inês Osawa Vasconcelos

Resumo


Introdução: O Programa Saúde na Escola (PSE) objetiva contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino. Partindo desse pressuposto, o PET-Saúde adentrou de maneira a fomentar uma gestão coletiva das ações de saúde e educação com inserção de acadêmicos nas vivências do PSE, que trabalha a avaliação de saúde dos adolescentes, bem como seções de educação em saúde nas escolas. Objetivo: Relatar a vivência dos acadêmicos de enfermagem em uma oficina sobre sexualidade. Metodologia: Estudo de caráter descritivo, do tipo relato de experiência, realizado durante as atividades do PET-Saúde na Escola de Ensino Fundamental Raul Monte, no território de abrangência do CSF – Alto da Brasília, Sobral-CE, no período de setembro/outubro de 2013. O estudo foi desenvolvido semanalmente através da observação participante e a partir do desenvolvimento de dinâmicas. Foram realizadas oficinas com um grupo de alunos de diferentes turmas, idade entre 12 e 15 anos. Cada oficina teve duração de uma hora, realizadas no contra turno. Seguindo os princípios éticos da resolução N° 196/96 do CNS. Resultados e discussões: Ao mostrar que o tema da oficina seria sexualidade percebemos o entusiasmo dos adolescentes, em um dos encontros quando falamos sobre ‘mitos e verdades’, vimos que eles têm entendimento sobre alguns pontos, porém em outros, quando não compreendem, são curiosos e querem saber mais. Esses são de fundamental importância para sanar as dúvidas, já que muitas vezes os adolescentes têm vergonha de perguntar aos pais ou professores, e até mesmo esses não dão condições para que os adolescentes falem por causa do tabu que foi criado sobre o assunto. Com isso, muitas vezes os jovens buscam informações em fontes pouco seguras ou incapazes de ajudá-los. Quando os pais e a escola se omitem, estão permitindo que esse assunto seja tratado informalmente, na rua, sem orientação segura. Conclusão: A partir deste relato de experiência pode-se afirmar que abordar a educação para sexualidade nas escolas é muito importante, pois os adolescentes apresentam carência e dificuldade sobre as questões que envolvem este tema. A inserção de um momento dedicado à educação para sexualidade nas escolas possibilita aos adolescentes refletir sobre a vivência da sexualidade de forma saudável e responsável.

Palavras-chave


saúde do adolescente; sexualidade; educação para a saúde

Referências


Ministério da Saúde, Ministério de Educação. Passo a Passo PSE Programa Saúde na Escola Tecendo Caminhos da Intersetorialidade. Brasília – DF, 2012