Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
PROMOÇÃO DA EQUIDADE EM SAÚDE NO ESTADO DO RN: UMA POLÍTICA E UM DESAFIO PARA A GESTÃO
Cinthya Emamuelle Lucio Vieira

Resumo


Introdução: A promoção de saúde supõe uma concepção que não restrinja a saúde à ausência de doença, mas que seja capaz de atuar sobre seus determinantes. Incidindo sobre as condições de vida da população, no que venha extrapolar a prestação de serviços clínico-assistenciais, supondo ações Intersetoriais que envolvam a educação, o saneamento básico, a habitação, entre outros determinantes sociais da saúde. Paralelamente a ela destacamos a importância em se trabalhar a promoção da Equidade em saúde com vistas a reduzir as iniquidades a que determinados grupos populacionais são cotidianamente expostos no sentido de promover e assegurar a universalidade do acesso a saúde para os segmentos populacionais da população negra e quilombola, do campo e floresta, população de lésbicas, gays ,bissexuais e transexuais (LGBT), população em situação de rua , população cigana dentre outros. Objetivos: instituir o comitê estadual da política de promoção da equidade com o intuito de ser estabelecido um grupo de trabalho para desenvolver e contribuir na construção e Implementação da Política de Promoção da Equidade em Saúde no estado do RN com vistas a reduzir as iniquidades a que determinados grupos populacionais são cotidianamente expostos no sentido de promover e assegurar a universalidade do acesso à saúde para os segmentos populacionais da população negra e quilombola, do campo e floresta, população de lébicas, gays, bissexuais e transexuais (LGBT), população em situação de rua , população cigana dentre outros. Metodologia: Foi e definido uma representação por segmento e realizado um diagnostico situacional populacional em cada um dos segmentos populacionais supracitados, a fim de ser criada uma agenda efetiva de compromissos para a inserção das ações efetivas desenvolvidas nos planos estadual e municipais partindo das necessidades encontradas. Foi Instituído o comitê estadual da política de Promoção da Equidade para garantir a criação de um espaço de discussão pontual para o fortalecimento da implementação dessa Política no estado do RN. Nesse contexto foram também desenvolvidas atividades capazes de aglutinar interesses comuns e específicos dos atores envolvidos com ações consensuais, participativas através de seminários de sensibilização intersetorial, realização de rodas de conversa com todos os segmentos com a intenção de valorizar as experiências, os saberes e práticas dos participantes a fim de promover a maior mobilização e vinculação a política a ser implementadas  no nível de gestão estadual e municipal  do SUS.Considerações finais: Mesmo diante dos entraves encontrados nos propusermos enquanto gestão aprofundar as discussões no sentido e definir ações efetivas valorizando os cenários e necessidades encontradas priorizando as estratégias especifica, para criar e apoiar medidas concretas para garantir o acesso da população a serviços de qualidade, com equidade e em tempo adequado ao entendimento das necessidades de saúde.

Palavras-chave


Equidade; Saúde e Iniqüidade

Referências


BRASIL, Ministério da saúde. Temático Promoção da Saúde IV - Brasilía Organização Pana - Americana da saúde,2009

60p:II(Painel de indicadores do SUS)

Seminário Regional de Gestão Estratérgica e Participativa : as Politicas de Promoção da equidadeeo decreto nº 7.508/11-editora:do Ministério da saúde 2012.

Brasil. Ministério da saúde. Secretaria de gestão estratégica e participativa. Departamento de apoio à Gestão participativa.

Politica de Promoção da equidade em saúde- 1ª edição - Brasilia : Ministério da saúde 2013.14p.