Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
ESTABELECIMENTO DE NOVA PROPOSTA DE TRABALHO DO NÚCLEO DE APOIO A ESF, CONCOMITANTE AO CREDENCIAMENTO E IMPLANTAÇÃO DE UMA NOVA EQUIPE EM UM MUNICÍPIO NO SUL DE MINAS GERAIS
Isabela de Siqueira Carvalho, Maysa Sales dos Santos, Josilene Gomes dos Santos, Anne Calheiros de Rezende, Denise Ferreira Cristiano de Araujo, Simone de Oliveira Santos, Juliana Rezende Valladares, Maurício Durval de Sá, Cristina Garcia Lopes Alves

Resumo


A Estratégia de Saúde da Família (ESF), vertente brasileira da Atenção Primária de Saúde (APS), caracteriza-se como a porta de entrada prioritária de um sistema de saúde, constitucionalmente fundado no direito a saúde e na equidade do cuidado e, além disso, hierarquizado e regionalizado, como é o caso do Sistema Único de Saúde (SUS). Assim, dentro do escopo de apoiar a inserção da ESF na rede de serviços e ampliar a abrangência, a resolutividade, a territorialização, a regionalização, bem como a ampliação das ações da APS no Brasil, o Ministério da Saúde criou os Núcleos de Apoio a Saúde da Família (NASF). O município de Alfenas já possuía um NASF, modalidades 1, sendo porém insuficiente para atender de forma adequada toda população, visto que o município possui 13 ESF na zona urbana e uma na zona rural. Além disso, a atuação da equipe no município não estava comtemplando por completo a proposta central, estando os profissionais atuando de forma mais assistencial de que preventiva. O município promoveu a implantação do NASF, modalidades 2, buscando superar a lógica fragmentada da saúde para a construção de redes de atenção à saúde e cuidado, de forma co-responsabilizada com a ESF, em um processo de constante construção. Com a implantação de uma nova equipe, os profissionais passaram a agir de forma articulada para planejar a melhor forma de trabalho. Ficou estabelecido que a atuação fosse prioritariamente para integração do Sistema de Saúde. Para tal, os atendimentos passaram a ser compartilhados, para uma intervenção interdisciplinar, com troca de saberes, capacitação e responsabilidades mútuas, gerando experiência para todos os profissionais envolvidos. As intervenções passaram a ser realizadas após discussão e negociação a priori com os profissionais da equipe de SF, de forma que o atendimento individualizado se dê apenas em situações extremamente necessárias. A equipe responsabilizou-se por desenvolver projetos de saúde no território, planejamentos, apoio a grupos, trabalhos educativos, de inclusão social, enfrentando a violência, ações junto aos órgãos públicos, como escolas, creches, igrejas, pastorais, etc. Com esta nova proposta de trabalho o usuário e/ou família é atendido em todos os aspectos físicos e psicossociais, garantindo maior resolubilidade. Recomenda-se apoio contínuo e capacitação dos profissionais para realização do trabalho nesta nova proposta, de forma que os mesmos estejam preparados para atender as necessidades da população.

Palavras-chave


Estratégia de Saúde da Família; Núcleo de Apoio a Saúde da Família;

Referências


BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria GM nº 154 de 24 de janeiro de 2008. Cria os Núcleos de Apoio a Saúde da família – NASF. Brasília: Ministérios da Saúde, 2008.

BRASIL. Ministério da Saúde. Programa Saúde da Família. Brasília: Ministério da Saúde, 2001.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Promoção da Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2006.

BRASIL. Lei n. 8080, de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Brasília: 1990.

MENDES, E. V. As Redes de Atenção à Saúde. Belo Horizonte: ESP-MG, 2009.