Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
EDUCAÇÃO PERMANENTE NA USF CAMBARÁ - GUARULHOS
Halina Kassumi Ishi, Stephanie Bazzo Pavin, Denise Mariani Jardim, Andrea de Barros Coscelli Ferraz, Irene Takahashi, Paula Verônica Martini

Resumo


Caracterização do Problema: Através do Programa de Integração da Saúde na Comunidade (PISCO), da UNICID, frequentamos semanalmente a Unidade de Saúde da Família Cambará situada no município de Guarulhos. Assim, pudemos realizar um momento de Educação Permanente (EP) em Saúde na USF Cambará. O objetivo da EP cujo objetivo é a transformação das práticas profissionais e da própria organização do trabalho, tomando como referência as necessidades de saúde das pessoas e das populações, da gestão setorial e o controle social em saúde. A implantação dessa política implica no trabalho articulado entre o sistema de saúde e as instituições de ensino, colocando em evidência a formação e o desenvolvimento para o SUS, na perspectiva da educação permanente. Tivemos como objetivo promover mudanças no relato de doenças de notificação compulsória na USF Cambará através da realização de educação permanente em saúde. Descrição da experiência: Aplicamos um questionário de múltipla escolha, contendo onze questões referentes a Doenças de Notificação Compulsória e Tuberculose, as quais foram formuladas utilizando como referência bibliográfica o caderno de atenção básica de saúde de número 21 do ministério da saúde e aplicado em todos os profissionais de saúde da USF Cambará. Após uma semana, realizamos um momento de educação permanente seguindo metodologia utilizada em nossa Universidade, TBL. Um mês após o TBL, aplicamos o mesmo questionário para as pessoas que participaram do TBL para avaliar a viabilidade e efetividade da EP. Efeitos alcançados: Dos vinte e três questionários aplicados o percentual de acerto em geral foi de 52,9%. Contudo, destas 23 pessoas, apenas os 12 Ac’s participaram fidedignamente do TBL. Logo, na primeira avaliação, a porcentagem de acerto dos 12 AC’s foi de 48,4% e a segunda avaliação, apos o TBL, a porcentagem de acerto 79,5%. Acreditamos que o método TBL em EP mostrou-se fidedigno na resposta de nosso objetivo, pois essa metodologia de ensino foi muito bem aceita pelos AC’s. Os AC’s participaram ativamente da discussão das questões uma vez que estavam motivados a saber o resultado do desempenho individual no questionário. Assim, evidenciamos que com a aplicação do TBL, auxiliamos na informatização e atualização da equipe de saúde sobre DNC e TB, contribuímos para a melhoria dos relatos de notificação compulsória na USF. Recomendações: Propomos realização EP, mensalmente, considerando a demanda da unidade.

Palavras-chave


Educacao permanente; Servico; Ensino

Referências


  • BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação na Saúde.A educação permanente entra na rodA: pólos de educação permanente em saúde: conceitos e caminhos a percorrer. 2. ed. Brasília, DF; 2005
  • BRASIL, Ministério da Saúde. Manual técnico para o  controle da tuberculose: caderno de atenção básica/ Ministério da Saúde, Secretaria de  Políticas de Saúde Departamento de Atenção Básica. 7° edição revisada e ampliada. Brasília: Ministério da Saúde, 2009.
  • BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica.Doenças infecciosas e parasitárias Guia de bolso. Série B. Textos Básicos de Saúde. 8 ed. rev. Brasília, 2010.