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DESAFIOS DA PESQUISA NO COTIDIANO: RELATO DE MENSTRANDAS DO MESTRADO PROFISSIONAL DE ENSINO NA SAÚDE, ATUANTES NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
Resumo
A pesquisa é atividade básica da ciência na sua indagação e construção da realidade. É a pesquisa que alimenta a atividade de ensino e atualiza a realidade do mundo. Portanto, embora seja uma prática teórica, a pesquisa vincula pensamento e ação. Ou seja, nada pode ser intelectualmente um problema se não tiver sido, em primeiro lugar, um problema da vida prática. Tendo em vista tal assertiva, pode-se inferir a importância do loco do trabalho como lugar frutífero para pesquisas, que, ao serem concluídas, propiciam o movimento de retorno para o campo a fim de aprimorá-lo, respeitando as especificidades de cada local. O presente estudo trata-se de um relato de experiência de enfermeiras de uma unidade da Estratégia de Saúde da Família da zona oeste do município do Rio de janeiro que cursam o mestrado Profissional de Ensino na Saúde EEAAC/UFF, motivadas à construção desde, pela vivência de desafios cotidianos na realização da coleta de dados, ainda que pertencentes ao quadro de funcionários da unidade. Tal situação demandou reuniões entre as pesquisadoras viabilizando um planejamento a fim de suplantar tais desafios para que a pesquisa fosse realizada. Os objetivos são: elencar as condições desafiadoras enfrentadas neste processo e compartilhar as estratégias utilizadas para que a pesquisa fosse realizada com êxito e demonstrar que é possível realizar pesquisa no locus do trabalho, sem perder a fidedignidade da mesma. Concluiu-se que, fazer pesquisa no próprio campo de atuação faz-se necessária organização a fim de não comprometer o processo de trabalho da unidade, não impregnar a coleta com as experiências próprias, elucidar questões éticas com maior afinco e realizar sensibilizações. Embora trabalhosa, a pesquisa no próprio campo de trabalho é defendida pelos pesquisadores, pois propicia maior conhecimento de seu cenário e aumenta as chances de contribuição para a realidade de forma factível. Descritores: Coleta de Dados; Educação em Enfermagem; Atenção Primária à Saúde.
Palavras-chave
: Coleta de Dados; Educação em Enfermagem; Atenção Primária à Saúde.
Referências
Referência:
1- Minayo MCS. Pesquisa Social: Teoria, Método e Criatividade. Petrópolis: Vozes, 2011.