Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
ANÁLISE DO EFEITO DO MÉTODO PILATES NO GRAU DE FORÇA E FLEXIBILIDADE DE IDOSAS DA COMUNIDADE DO BAIRRO SÃO PEDRO EM TERESINA – PI
Luciane Marta Neiva de Oliveira, Michelle Vicente Torres, Joseane Nascimento Muniz Araújo, Fernanda Sousa Nunes, Felipe Aurélio Nunes de Sousa, Jany Aline Alencar de Oliveira

Resumo


Introdução: O processo de envelhecimento e um fenômeno progressivo e irreversível, sendo caracterizado por diversas alterações morfológicas, fisiológicas, funcionais e bioquímicas. Dentre as alterações fisiológicas, destacam-se a diminuição da massa magra, forca e flexibilidade, os quais associados resultam em diminuição do equilíbrio, postura, desempenho funcional dificultando a realização das Atividades de Vida Diária do idoso. O Pilates é um método de condicionamento físico que integra o corpo e a mente, restaura o corpo, elimina as dores musculares, amplia a capacidade de executar movimentos, aumentando a força, o equilíbrio muscular e a consciência corporal. Trabalha o corpo como um todo, corrige a postura e realinha a musculatura, desenvolvendo a estabilidade corporal necessária para uma vida mais saudável e longeva. Objetivos: Verificar o efeito do Método Pilates sobre o grau de força e flexibilidade em idosos da comunidade do bairro São Pedro em Teresina- PI. Métodos: Trata-se de um estudo de intervenção, prospectivo, comparativo, quantitativo, realizado de setembro a novembro de 2013. A coleta dos dados se deu durante a realização do projeto de Extensão da Faculdade Santo Agostinho “Rosas do Entardecer” com amostra intencional de 20 indivíduos do sexo feminino, com idade acima de 60 anos, inscritos e cadastrados no projeto selecionados de acordo com os critérios de inclusão e exclusão. A força muscular dos membros superiores foi avaliada segundo o teste de força RESISFOR. Para avaliar os membros inferiores será utilizou-se o teste de levantar e sentar na cadeira. A flexibilidade foi avaliada através do teste de flexão em pé. Após a avaliação a amostra foi submetida a um protocolo de exercícios utilizando-se o Método Pilates, sendo reavaliados após três meses. Resultados: Os dados obtidos apontam que a média geral do grupo em relação ao teste de força de membros superiores passou de 14 para 20,6 repetições, enquanto para membros inferiores aumentou de 9,55 para 13,15. Quanto ao teste de flexibilidade a média geral incidiu em redução de 9,5 para 5,55 cm. Conclusão: Concluímos que o resultado foi considerado satisfatório, demonstrando o efeito benéfico do Método Pilates no grau de força e flexibilidade das idosas.

Palavras-chave


Envelhecimento; Método Pilates; força; flexibilidade

Referências


ASSIS, M. Envelhecimento ativo e promoção da saúde: Reflexão para as ações educativas com idosos. Revista APS, v.8, n.1, p. 15-24, jan./jun. 2005.

CAMARÂO, T. Pilates no Brasil, Rio de Janeiro – RJ: Ed. Elsevier,2004.

CAMARÂO, T. Pilates com bola no Brasil, Rio de Janeiro-RJ: Ed. Elservier, 2005.

CURI, V. S; A influência do método pilates nas atividades de vida diária de idosas. Dissertação apresentada como requisito para obtenção do grau de Mestre, pelo Programa de Pós-graduação do Instituto de Geriatria e Gerontologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. 2009

 

 

CARVALHO, R. B. C; MADRUGA, V. A; Envelhecimento e prática de atividade física: a influência do gênero. Motriz, Rio Claro, v.17 n.2, p.328-337, abr./jun. 2010.

FERREIRA, O. G. L. E COLS. Significados atribuídos ao envelhecimento: Idoso, velho e idoso ativo. Revista Psico-USF, v. 15, n. 3, p. 357-364, set./dez. 2010.

PINTON, L. B; FRANCO, A. C. S. F; INFLUÊNCIA DO MÉTODO PILATES: uma proposta de atividade física. Coleção Pesquisa em Educação Física ‐ Vol.5, nº 1 – 2007.