Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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PRODUÇÃO BRASILEIRA SOBRE O CURRÍCULO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
Jussara Gue Martini, Mariane Lucas Vitório, Chaiane Souza Gonçalves

Resumo


A educação assume um papel importante no combate às tendências de exclusão e desigualdades sociais, uma das únicas maneiras de impedir as tendências excludentes tem a ver com a decisão política clara, em favor da construção de uma educação de bom nível, atualizada e pertinente, que chegue a todos com equidade. É na perspectiva de construção de um saber mais democrático, considerando a intimidade entre o sujeito e o objeto, mediados por uma ação comunicativa intersubjetiva, que o estudo aqui proposto tem o objetivo de conhecer, a evolução histórica e as reformas dos currículos de enfermagem no Brasil. A definição do tema de investigação decorre da necessidade de conhecermos o processo de mudança da formação do enfermeiro. A pesquisa foi documental, com base nos pressupostos da revisão integrativa de literatura, no período de 2000 a 2012. A análise dos dados ocorreu a partir da proposta operativa para análise dos dados qualitativos. Os resultados apontam que o currículo de enfermagem tem passado por muitas transformações ao longo dos anos, ocorrendo modificações de acordo com as demandas que surgiam. Na década de 70 o currículo apresentava uma perspectiva voltada ao modelo de atenção à saúde biologicista e hospitalocêntrico. Já na década de 90, o ensino na área da saúde teve um grande desafio, que era formar profissionais habilitados a atuar na construção do Sistema Único de Saúde (SUS), com vista à consolidação da reforma sanitária. Os cursos de graduação em enfermagem iniciam a reestruturação de seus currículos plenos, construídos coletivamente com base nos princípios do SUS e no conceito ampliado de saúde. A construção de uma nova trajetória de formação, considerando as evidências de novas perspectivas teórico-metodológicas a serem assumidas na formação profissional dos enfermeiros, amplia a necessidade de reflexões e debates, novas posturas, outras concepções, outros modos de fazer. A reforma curricular está voltada a formar enfermeiros generalistas, com competência técnica, científico e ético-política para prestar cuidados de enfermagem aos indivíduos, famílias e grupos sociais. Os artigos examinados apontam os avanços implementados até aqui nas novas propostas curriculares, a busca de um currículo capaz de formar profissionais com competências necessárias para o exercício no SUS: generalista, crítico, reflexivo, ético, preparado para o trabalho multiprofissional.

Palavras-chave


Enfermagem;currículo; educação superior

Referências


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