Anais do 11º Congresso Internacional da Rede Unida
Suplemento Revista Interface - Comunicação, Saúde, Educação ISSN 1807-5762
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Anais do 10º Congresso Internacional da Rede Unida
Suplemento Revista Interface - Comunicação, Saúde, Educação ISSN 1414-3283
Interface (Botucatu) [online], supl. 1, 2012
AS VOLTAS SAUDÁVEIS DA EDUCAÇÃO PERMANENTE ALIADA À ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA
Suzelaine Tanji, Carmen Maria dos Santos Lopes Monteiro Dantas Silva, Viviane da Costa Freitas Silva, Mariana Beatriz Arcuri, Veronica Santos Albuquerque
Resumo
Aproximar a educação da vida cotidiana é fruto do reconhecimento de que o processo educativo transforma as situações diárias em aprendizagem, analisando reflexivamente os problemas da prática e valorizando o próprio processo de trabalho no seu contexto intrínseco. Neste contexto apresentamos a Educação Permanente (EP) que representa uma importante mudança na concepção e nas práticas de capacitação dos trabalhadores dos serviços de saúde, não se limitando a determinadas categorias profissionais, mas a toda equipe, considerando a potencialidade dos cenários e dos sujeitos envolvidos. Para tanto o objetivo do presente estudo é através do relato de experiência descrever a instalação da EP na Estratégia Saúde da Família (ESF) no município de Teresópolis. Este movimento iniciou-se em 1999, tendo sido observada uma perceptível melhoria na qualidade do atendimento. Essa parceria propunha de um lado, permitir a formação de profissionais de saúde de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) inserindo estudantes o mais precocemente na realidade do trabalho vivo do SUS. A intenção era despertar uma consciência crítica-reflexiva e responsável com as demandas de saúde da população e, de outro lado, implementar uma política voltada aos trabalhadores do SUS, em especial aos que atuavam na ESF. Com o passar do tempo e as implicações políticas da ordem da gestão pública o convênio findou-se no ano de 2011. Entretanto, em 2013 insurge-se outra proposta de Cogestão sendo pactuada com a Secretaria de Saúde, comprometendo-se novamente com a instalação do programa de Educação Permanente para acompanhamento contínuo do processo de trabalho das equipes da Estratégia da Saúde da Família (ESF), orquestrados por facilitadores docentes com carga horária e gratificação compatível para o desenvolvimento desta função. Assim, acredita-se que a política de educação permanente, de supervisão e de aproximação serviço-ensino deverá garantir a qualificação dos profissionais visando proporcionar desenvolvimento contínuo de competências das equipes. Assim, recomenda-se que as vivências travadas entre os profissionais se conduzam pela troca de experiências e por assíduas reavaliações. Tais propósitos necessitam ser aprimorados para que se possam requalificar os grupos ao desejar-se a qualidade do atendimento, na melhor formação dos profissionais, evitando-se o desgoverno dos recursos destinados a tais fins, agregando-se uma gestão mais autêntica aos princípios do SUS.
Palavras-chave
Ensino; educação permanente; serviço
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